Secti alcança nível Diamante pelo segundo ano seguido nos quatro prêmios do Programa de Compliance
Reconhecimento destaca excelência da pasta em Ética, Transparência, Governança, Gestão de Riscos e Ouvidoria, consolidando a Secti entre os órgãos mais bem avaliados do Estado.
O Governo de Goiás entregou, nesta terça-feira (10/12), no K Hotel, em Goiânia, os troféus do Programa de Compliance Público (PCP) 2025. A premiação reconhece os órgãos estaduais com maior aderência às práticas de ética, transparência, ouvidoria, governança e gestão de riscos. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o troféu Diamante — classificação máxima do programa — em todos os eixos avaliados.
A certificação Diamante é concedida aos órgãos que atingem excelência em cada um dos eixos: Ética e Responsabilização, Transparência, Governança e Gestão de Riscos e Ouvidoria. O resultado confirma a maturidade institucional da pasta e a consolidação de uma cultura administrativa baseada na integridade e na melhoria contínua.
“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza processos transparentes, responsáveis e capazes de gerar resultados concretos para a sociedade”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico.
Na edição de 2025, a Secti alcançou resultados de referência em todos os indicadores. Nos prêmios Ética e Responsabilização e Transparência, atingiu 100 pontos — garantindo o troféu Diamante nos dois eixos. Nos prêmios Ouvidoria e Governança, alcançou respectivamente 96 e 98.47 pontos, também conquistando o troféu Diamante.
O desempenho em Governança teve destaque especial. O eixo avalia 14 itens, e a Secti conquistou pontuação máxima em áreas estratégicas como Planejamento Estratégico (15/15), Gestão de Riscos (16/16) e Boas Práticas de Capacitação (5/5). O resultado colocou a Secretaria em primeiro lugar entre as secretarias participantes.
Para o chefe de Gabinete da Secti e coordenador do Escritório de Compliance, Thiago Pereira, o resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado. “A cultura de Compliance se constrói no dia a dia. Cada processo aperfeiçoado e cada servidor comprometido com a transparência contribuem para que a Secti avance e seja referência no Estado.”
A Secti manteve o nível máximo de Compliance e se consolidou entre os órgãos mais bem avaliados do Estado. Na nota ponderada final, alcançou 98.47 pontos, garantindo o 4º lugar geral entre 38 órgãos avaliados e o 1º lugar no Grupo 1, que reúne as secretarias estaduais e demais entidades públicas.
O bicampeonato em nível Diamante reforça o avanço da Secretaria na implementação de práticas de governança e gestão de riscos e evidencia o empenho em fortalecer políticas públicas sustentadas por integridade, eficiência e resultados.
Goiás é lider em transparência
O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Marcos Tadeu de Andrade, lembrou em sua fala que o ano foi marcado por avanços expressivos do Governo de Goiás em transparência pública. O Estado celebrou recentemente seu terceiro selo Diamante da Atricon e, pelo segundo ano consecutivo, alcançou a nota máxima na avaliação nacional, sendo o único do país a manter 100% dos indicadores exigidos.

“Os resultados reforçam a consolidação de uma cultura de integridade e controle interno iniciada em 2019, com o Programa de Compliance Público no poder executivo pelo governador Ronaldo Caiado. O avanço é fruto de um trabalho técnico e contínuo realizado pela CGE, que visitou 52 órgãos e entidades para apoiar melhorias. O desempenho inédito em transparência, e o bicampeonato Diamante, evidencia que Goiás se mantém entre as administrações públicas mais maduras e comprometidas com a entrega de informações claras, acessíveis e de qualidade ao cidadão”, ressaltou o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás





