Secretário apresenta projetos inovadores na aula inaugural do Mestrado em Administração Pública
Gestão pública e inovação foram destaques na palestra do Secretário José Frederico Lyra Netto
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) deu início, nesta quarta-feira (03), à quarta turma do Mestrado Profissional em Administração Pública, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante a aula inaugural, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, compartilhou sua experiência sobre desafios e oportunidades na gestão pública, enfatizando como a inovação e a tecnologia podem transformar a administração governamental.
A aula, realizada na Sala Selva Cavalcanti, reuniu servidores do TCE-GO, do Tribunal de Justiça e alunos da ampla concorrência. O curso faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e possui carga horária de 600 horas/aula, equivalentes a 40 créditos.
O Secretário destacou a importância de gerar mudanças em escala por meio da gestão pública e apresentou iniciativas de impacto desenvolvidas pela Secretaria, como as Escolas do Futuro de Goiás, o programa Cidadão Tech 60+, Sukatech, GovTech e o Projeto Oásis.
“A forma de gerar mudança em escala é pela gestão pública. Se bem-feita, ela impacta muita gente e para o bem. Fazemos isso no governo de Goiás. Quem está aqui, estudando para aplicar isso de maneira bem-feita, está no caminho certo”, afirmou o Secretário.
A gestão da Ciência e Tecnologia no Estado tem passado por um processo de modernização, focado na iteração e experimentação, passando pela análise de políticas públicas e na gestão por missão. Projetos como o GovTech têm sido essenciais para integrar soluções inovadoras ao setor público, promovendo maior eficiência e efetividade nos serviços oferecidos à sociedade.
O professor do mestrado, Rodrigo Bombonati de Souza Moares, ressaltou a importância do curso para a formação de servidores públicos em todo o país. “Nosso currículo é voltado para Administração Pública e Políticas Públicas. A expectativa é que, ao final do mestrado, os alunos possam elaborar, além da dissertação, um produto técnico-tecnológico como solução para um problema identificado em suas organizações ou na gestão pública”, explicou.
Ele destacou ainda que os trabalhos desenvolvidos no curso têm gerado impactos concretos na administração pública. “Recentemente, uma orientanda propôs um curso de capacitação para servidores do Estado de Goiás, visando melhorar a eficiência e efetividade do trabalho. Esse projeto foi implementado e já está em sua terceira turma, fechando um ciclo de aprendizado e aplicação prática”, completou.
A iniciativa reafirma o compromisso do TCE-GO, do Tribunal de Justiça e da UFG com a capacitação dos servidores e a melhoria dos serviços públicos, trazendo a inovação e o conhecimento acadêmico como aliados da gestão pública eficiente e moderna.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás