Primeira Campus Party Goiás supera expectativas
Evento deixa de legado o interesse de jovens goianos pela tecnologia
Cinco dias de imersão total em tecnologia, em que jovens de todo o Estado e outras partes do Brasil trocaram ideias e conhecimento, “respirando” criatividade, desenvolvimento e inovação. Foram mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops. A Campus Party Goiás terminou no domingo, dia 8, deixando a sensação de dever cumprido e um gostinho de quero mais.
A edição pioneira em Goiás ganhou um tamanho e uma proporção que superaram todas as expectativas iniciais, com a participação de 7 mil campuseiros, dos quais 2,5 mil acampados, e mais de 60 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento.
O maior legado, no entanto, é o estímulo às futuras cabeças pensantes de Goiás para intensificarem estudos e pesquisas, na busca por produtos e soluções que melhorem a vida dos cidadãos e possam até revolucionar a forma como vivemos.
Em visita ao evento no sábado, dia 7, o governador Ronaldo Caiado ressaltou que a Campus Party Goiás já se tornou referência no calendário pelo clima diferenciado da edição. “Muito mais do que confraternizar, os jovens que aqui vieram estavam totalmente interessados nos conteúdos, empenhados em alavancar cada vez mais os seus projetos, buscando alternativas concretas para melhorar a vida do cidadão como um todo”, frisou.
Caiado destacou ainda o sentimento empreendedor do goiano. “Temos que dar essa oportunidade para esta juventude, que precisa estar atualizada com a área de tecnologia e inovação, criação de ‘startups’ e todos os avanços que temos hoje”. Em sua caminhada em meio a computadores, simuladores e protótipos, Ronaldo Caiado conversou e interagiu com jovens pesquisadores, e conheceu vários projetos em andamento.
Um jogo eletrônico voltado para a área de fisioterapia, baseado em realidade virtual, foi um dos que chamaram a atenção do governador, que não resistiu: colocou os óculos e mergulhou na simulação eletrônica, correspondendo aos movimentos que o game exige do usuário.
“Esse é um recurso que dará aos pacientes um estímulo a mais para fazer o tratamento. Eles se divertem enquanto fazem os exercícios”, explicou Raphael Rosa, do curso de Informática da Rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Itego) de Palmeiras de Goiás, que, junto com Franciney França, desenvolve o projeto.
O experimento exibido na Campus Party tem praticamente uma semana de vida e conta com a consultoria de uma fisioterapeuta. “O próprio fisioterapeuta escolhe o exercício. Poderá ser indicado principalmente a crianças, que se dispersam com mais facilidade durante as sessões de reabilitação. Inclusive as que têm necessidades especiais, com dificuldades motoras e de locomoção, e aquelas que passaram por procedimentos cirúrgicos”, previu.
Na Arena da CP Goiás, também ocorreram os “Hackathons” (palavra formada a partir da junção dos termos “hacker” e “maratona”), uma tradição já consolidada da Campus Party. São jornadas de conhecimento com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade.
Nos cinco dias de evento, foram realizados dois desafios: Hackathon Desafio AgroStartup, em parceria com o Senar, que visava o desenvolvimento de soluções para promover a comercialização de produtos agropecuários; e o Hackathon Governo Transparente, em parceria com a gestão estadual, que propunha a criação de soluções para promover a transparência do Governo de Goiás.
Fagundes Jarbas, estudante de Ciências da Computação da UFG, participou de ambos. Em sua avaliação, a primeira vez da Campus Party em Goiânia superou todas as perspectivas. “Foi muito bacana, e o pessoal gostou muito no geral”, afirmou. Ao refletir sobre o papel da Campus Party, apontou a Educação como “única coisa que pode realmente mudar o País” e que o governo precisa acreditar na tecnologia, pois ela faz as pessoas se aproximarem.
“Isso aqui [Campus Party] vai passar, mas vai deixar muitos frutos. Muitos alunos de Ensino Médio passaram por aqui, e acredito que essa experiência fará com que eles tenham vontade de escolher um curso nessa área e tentar executar qualquer coisa que envolva tecnologia e ajude o próximo", disse Fagundes.
O jovem ainda chamou a atenção de Caiado por tocar um berrante ao mesmo tempo em que manuseava seu laptop. Ele se divertiu ao mostrar o objeto para o governador. “Nem imaginei que ele estava aí. Tenho o berrante há um ano e meio, saiu de uma zoeira”, contou depois, aos risos.
Acesso à tecnologia no campo
Nos municípios de Córrego do Ouro e Palmeiras de Goiás, a tecnologia de ponta está chegando ao homem do campo por meio de jovens professores e alunos do Colégio Tecnológico de São Luís de Montes Belos, que integra a Rede Itego. A unidade possui o Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec), cuja atividade é voltada para a capacitação dos trabalhadores do Arranjo Produtivo Lácteo (APL) da microrregião.
Nos respectivos municípios, os pequenos e médios produtores rurais contam gratuitamente com serviços de melhoramento genético do gado leiteiro e a produção de embriões selecionados, respectivamente. O objetivo não é somente aprimorar qualidade dos animais, mas evitar que esses criadores tenham prejuízo em seu plantel.
O governador teve oportunidade de conferir um pouco do processo, ao microscópio, observando as lâminas já preparadas para o estudo, com as explicações de Joice Kelly Rodrigues da Silva, zootecnista que coordena o laboratório da unidade.
“Esse material faz parte do exame andrológico. A gente coleta o material no campo e traz para o laboratório. As lâminas são coloridas para se fazer a contagem de 200 células, o necessário para saber se o touro está fértil ou não. Traz prejuízo para o produtor, especialmente aos pequenos criadores, durante a estação de monta natural, se não há vacas emprenhando, pois eles gastam com a manutenção dos animais sem que haja retorno, com nascimento dos bezerros”, detalhou a jovem.
O Biotec é a única unidade da Rede Itego com equipamento para avaliação do sêmen bovino, que permite a realização de espermiograma, processamento de sêmen e produção de embriões, que darão origem aos futuros melhores animais. Atualmente são cerca de 30 análises por dia.
“É importante que continuemos com os investimentos, principalmente na valorização e capacitação dos professores para que possamos dar continuidade a esse trabalho, que é muito importante para o desenvolvimento da região como um todo”, reivindicou Joice.
Tecnologia para desenvolver regiões mais carentes
Ao longo da Campus Party Goiás, o Governo de Goiás divulgou várias iniciativas relacionadas à área de inovação e tecnologia. O governador Ronaldo Caiado assinou o Protocolo de Intenções para a instalação de 15 laboratórios Include em municípios goianos.
O protocolo é uma parceria do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), com o Instituto Campus Party e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e prevê investimentos de R$ 1.875.000,00.
A escolha dos municípios teve por princípio o Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF), o que levou à definição pelos municípios de Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás, Teresinha de Goiás e Flores de Goiás.
“Outros quatro Includes serão definidos posteriormente, pelo Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima.
A Sedi também divulgou que uma unidade da Rede Itego vai sediar a Escola do Futuro. O objetivo é treinar os alunos nas novas profissões que estão surgindo a partir da tecnologia. “Teremos uma escola do futuro dentro de uma unidade da rede estadual de ensino profissionalizante, capacitando o nosso jovem a se integrar nas novas profissões que estão surgindo a partir da tecnologia. Afinal, esta é a essência da tecnologia: atender e melhorar a vida do cidadão”, salientou Adriano da Rocha Lima.
Na abertura do evento, Caiado também assinou o Marco Regulatório da Inovação do Estado de Goiás, para fazer com que as empresas se sintam confortáveis em vir para o Estado. Lançou ainda o programa Centelha, executado em parceria com o Governo Federal, que tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir de ideias originais e disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado. O programa oferecerá capacitação, recursos financeiros e suporte para a transformação projetos em negócios de sucesso.
A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições na Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.
Desafios Campus Party
Hackathon Governo Transparente – 10 equipes inscritas
1º lugar – Pequi 135
Protótipo apresentado: aplicativo móvel para acesso de informações de obras públicas para os cidadãos do Estado de Goiás.
2º lugar – Pantheons
Protótipo apresentado: chatbot que entende linguagem natural provendo acesso às informações do Portal de Transparência do Estado de Goiás de forma objetiva e simplificada a todos cidadãos.
3º lugar – Transparente
Protótipo apresentado: web site que apresenta gráficos simplificados sobre gastos do governo do Estado de Goiás.
Hackathon Desafio Agrostartup – 15 equipes inscritas
1º lugar – Tracking Coop
Protótipo apresentado: plataforma web e móvel que auxilia produtores de frutas e hortaliças a comercializar seus produtos de forma mais competitiva e transparente, ao lado do consumidor, mostrando a origem dos produtos.
2º lugar – Puro Leite
Protótipo apresentado: hardware para conferir a qualidade do leite e apresentar os dados para o produtor em tempo real de forma simples.
3º lugar – Negociagro
Protótipo apresentado: aplicativo móvel para melhorar a margem de lucro dos produtores rurais conectando-os direto com os varejistas.
Secretaria de Comunicação