Plano Diretor – Apresentação


Educação Superior na geração de qualidade de vida no Estado de Goiás

 A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (SECTEC), empenhada em buscar e promover desenvolvimentos compatíveis e transformadores que surgem em decorrência dos novos desafios da gestão articulada e pluralista da educação e da ciência brasileira, vem ampliando esforços, em diversas frentes, visando consolidar suas ações com foco nas políticas de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Reconhece que essas políticas guardam estreita relação com o desenvolvimento sustentável por envolver a produção e aplicação do conhecimento às tecnologias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os resultados destes esforços têm se traduzido na busca de alternativas estratégicas que garantam a continuidade dos programas e ações do governo voltadas para o atendimento às demandas locais, regionais e nacionais quanto à aplicação da Ciência e Tecnologia (C&T) e educação superior de qualidade.

Em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) goianas, concretiza-se, sob a ótica de um plano de desenvolvimento para o Estado de Goiás, o Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás – 2006-2015, tendo como público-alvo os acadêmicos e profissionais da área de educação superior, além dos gestores dos setores públicos e privados envolvidos na definição e implantação de diretrizes e políticas norteadoras do desenvolvimento sustentável.

Trata-se de uma ação inovadora, de construção coletiva pela comunidade goiana, por contemplar sugestões e encaminhamentos colhidos em audiências públicas e nas diversas reuniões dos representantes das IES goianas. Pretende-se, desta feita, consolidar o modelo interinstitucional de ações focadas no desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação, por meio da articulação e participação dos setores público e privado para com os profissionais do ensino e da pesquisa, fortalecendo os núcleos de decisão do Estado. Somando-se o incremento que se deverá fazer por meio da recém criada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), o fruto deste plano será traduzido em avanços que contribuirão para o aumento da competência, da qualificação e, por conseqüência, da excelência em todos os setores de atuação do Estado.

Dentre os principais estímulos que podem ser identificados neste Plano, destacam-se:

§        O investimento na formação de recursos humanos para o setor educacional, proporcionando um aumento considerável da competência regional e nacional;

§        A criação de ambiente favorável à inovação e à geração do conhecimento científico e tecnológico, incentivando o atendimento às demandas e vocações do Estado;

§        A promoção, a partir da capacidade instalada e em expansão, de parcerias visando à capacitação regional na educação superior por meio da articulação de redes científico-tecnológicas e políticas públicas, de forma a possibilitar a fixação de profissionais em projetos que gerem a qualidade de vida e riqueza no Estado.

A formulação deste plano vem apoiar idéias que se manifestam inovadoras em vários aspectos. Um deles diz respeito à abordagem temática que se supõe um caráter multi e interdisciplinar para o tratamento das questões propostas.  Outro se refere à concepção organizacional, que prevê novos arranjos institucionais e vocacionais capazes de superar o sistema tradicional e de integrar o ensino de graduação à pós-graduação e aos programas públicos de apoio e fomento à pesquisa. Acrescenta-se, ainda, a incorporação de uma prática de capacitação e formação continuada de profissionais que tornem Goiás um dinâmico Estado e de referência nacional.

Prof. Dr. José Clecildo Barreto Bezerra

Professor Dr. José Clecildo Barreto Bezerra. Doutor pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Docente da Universidade Federal de Goiás do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública-IPTSP.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo