Pesquisa aberta para construção do Plano Diretor de Educação Superior de Goiás vai até sexta-feira (31)

Docentes, discentes, coordenadores de curso e representantes do mercado, em especial profissionais de RH, poderão deixar suas contribuições em pesquisa online

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu pesquisa online para receber contribuições para a formulação do novo Plano Diretor para Educação Superior de Goiás. Nesta etapa, a consulta pública é direcionada à participação de docentes, discentes, coordenadores de curso e representantes do mercado, em especial profissionais de RH. A metodologia proposta para a construção do Plano Diretor 2023-2032 busca promover a interação entre universidades, setor produtivo, sociedade e governo. 

Para participar, basta entrar no www.desenvolvimento.go.gov.br, e clicar no banner da pesquisa. O formulário estará disponível até o dia 31 de março. “O intuito é compreender as demandas relacionadas à área. Neste momento, vamos ouvir docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, e os representantes do mercado, principalmente profissionais do setor de Recursos Humanos, para também entender quais as demandas do setor produtivo”, explica a gerente de Educação Superior da Secti, Aiane Vieira.

O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2023-2032 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, é importante promover a articulação entre o Estado, as Instituições de Ensino Superior, o mercado e a sociedade goiana, a chamada quíntupla hélice da inovação, para que o novo Plano Diretor reflita as demandas e possa realmente servir como base para a elaboração de políticas públicas assertivas. “É importante ressaltar que este novo Plano Diretor deve atender as demandas da sociedade e do setor produtivo, que passa por transformações disruptivas tecnológicas, inovadoras e científicas. Precisa atender a uma sociedade em que as profissões de hoje não serão as mesmas de amanhã”, ressalta o secretário.

Plano Diretor
O lançamento do projeto para a construção do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás, realizado em agosto do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), hoje Secti, contou com a participação de reitores, gestores, professores das Instituições, públicas e privadas, de Ensino Superior de Goiás, de instituições de pesquisa de Goiás, e do setor produtivo. 

Após esse primeiro momento, há outras etapas a serem cumpridas, como audiências públicas e debate com grupos focais, até a apresentação do projeto à sociedade.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo