Palestra discute alinhamento da ética, governança pública e tratamento de dados

Durante webinar do Programa de Complicance Pública da Sedi, gestor mostra as transformações na governança ao longo das últimas décadas

Com a abordagem “Governança Pública e a Ética no Tratamento de Dados do Cidadão”, o superintendente de Tecnologia da Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), William Divino Ferreira, proferiu palestra, via canal Zoom, nesta terça-feira (31), para servidores e demais interessados. Houve a participação de 74 servidores.

Citando as transformações registradas nas últimas décadas nas práticas da governança corporativa, o palestrante deu enfoque especial aos novos tempos e práticas administrativas no serviço público. Ele destacou, especialmente, a imposição ética e a nova Lei de Proteção de Dados do Cidadão (LGPD), em vigor desde junho no Brasil. 

William citou escândalos de vazamento de dados ocorridos, tanto na administração pública, quanto iniciativa privada, e que pautaram de alguma forma o limite do antes e depois das práticas corporativas sobre o assunto em todo o mundo. “O que obrigou a adoção de um novo pacto de responsabilidade para com os dados dos cidadãos”, afirmou.

O palestrante discorreu ainda sobre a necessidade de os gestores praticarem o alinhamento da ética, a governança pública e o tratamento de dados, que compõem importantes pilares do Programa de Compliance Público (PCP), adotado pelo Governo do Estado como normativa de trabalho da atual gestão.

“Trata-se de um estimulante processo a médio e longo prazo. Serão décadas até que se consiga promover todos os ajustes e determinações que a nova Lei de Proteção de Dados nos trará na prática”, finalizou William.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo