Mais uma unidade do Laboratório Include é inaugurada pelo Governo de Goiás

A 9ª unidade do laboratório de robótica foi entregue à população de São Luís de Montes Belos, na Região Oeste de Goiás

O Governo de Goiás realizou, nesta quarta-feira, uma série de entregas em São Luis de Montes Belos. Equipado com computadores, impressora 3D, óculos de realidade aumentada,  drone, entre outros, foi inaugurado o Laboratório Include, que é a nona unidade inaugurada, de 26 implantadas em Goiás.

“Estamos em ONGs, escolas públicas e até nas comunidades quilombolas, como Kalunga, em Cavalcante. Ao todo, são 26 municípios em Goiás recebendo os laboratórios, depois vamos duplicar esse número. Eu quero minhas escolas em Goiás no “top do top” do que é feito em educação no Brasil”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Fruto de uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com o Instituto Campus Party, os Laboratórios Include promove, geralmente, o primeiro contado da criança ou jovem com o mundo digital, por meio de cursos gratuitos na área de robótica,  cultura maker e programação.  

“O laboratório conecta pessoas em situação de vulnerabilidade social, que normalmente não possuem acesso à robótica, programação e computação, gerando formas alternativas de renda e emprego. Fico muito feliz em poder participar desse grande avanço tecnológico no estado de Goiás”, afirma Marcio Cesar Pereira, titular da Sedi.

Investimentos

Com investimentos de R$ 4,3 milhões, Goiás possui  hoje o maior número de laboratórios Include no Brasil, com um total de 26, gerando 7.800 vagas de formação para alunos e aproximadamente 55 vagas de empregos diretos em comunidades de baixa renda ou em vulnerabilidade social. Para se inscrever nos cursos, é necessário ter entre 12 e 20 anos, ser estudante de escola pública ou bolsista e residir na comunidade em que o laboratório se encontra.

Além de São Luís de Montes Belos, há includes instalados em : Aparecida de Goiânia,  Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Cristalina, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo