Economia adere ao Programa GovTech 2 para aprimorar controle de dados

O O Programa conecta governo e startups para desenvolver soluções inovadoras e/ou tecnológicas. Na Economia, ação tem como foco o controle de dados fiscais e produtivos do agronegócio para ampliar eficiência e transparência.

A Secretaria da Economia assinou nesta segunda-feira (11) o Termo de Abertura de Projeto para sua adesão ao Programa GovTech 2. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com órgãos interessados em submeter desafios para que startups proponham soluções criativas e eficazes. O programa adota o modelo de contrato público para solução inovadora, que permite maior flexibilidade na contratação de tecnologias por órgãos públicos.

O desafio selecionado pela Economia é o desenvolvimento de solução tecnológica voltadas para o cruzamento de dados fiscais do agronegócio com informações sobre a produção real nas lavouras e rebanhos.

O secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, destacou a importância da aproximação com o ecossistema de inovação para a modernização dos serviços públicos. “Hoje é um dia muito importante para a Secretaria de Economia, porque ela se insere dentro dessa iniciativa fundamental para o governo, que é internalizar soluções de inovação. O GovTech é a união entre os esforços da iniciativa privada e a sua capacidade inovativa de trazer soluções disruptivas para o setor público.”

Para Raphael Martins, subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, o programa GovTech tem potencial para transformar a gestão pública por meio de tecnologia. “Tenho certeza que daqui a alguns meses teremos um edital bem-sucedido, uma contratação bem-sucedida e uma adoção de tecnologia bem-sucedida. Estamos juntos nessa jornada, que exige tempo e colaboração para gerar resultados consistentes.”

Já o subsecretário de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Rômulo Bailão, enfatizou que a iniciativa deve ser encarada como um movimento contínuo. “Essa solenidade não representa apenas a assinatura de um termo de abertura de projeto, mas um movimento que deve permanecer como cultura de gestão. O governo não pode e, mesmo que pudesse, não deve tentar resolver seus problemas sozinho.”

GovTech

O Programa GovTech é uma estratégia do Governo de Goiás para aproximar órgãos públicos e empresas de base tecnológica, permitindo que problemas reais da administração sejam solucionados com inovação e eficiência. Esta é a segunda edição da iniciativa, que já foi aplicada com sucesso em outros desafios governamentais.

Dezessete órgãos, até o momento, manifestaram interessem em participar do GovTech 2. Já assinaram o TAP e estão com os processos em andamento para abertura de Edital, as secretarias Estaduais da Administração (Sead) e a da Saúde (SES).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo