Balanço Energético do Estado de Goiás – 2021
A Gerência de Políticas de Desenvolvimento de Energia, Telecomunicação e Cidades Inteligentes (GETECI), tem a satisfação de disponibilizar mais esta edição do Balanço Energético do Estado de Goiás – BEGO, cujo objetivo é divulgar informações e dados relativos à produção, importação, exportação, transformação e consumo de energia, permitindo o conhecimento da matriz energética do estado de Goiás.
Com a publicação deste documento, a SEDI junto com a GETECI disponibiliza acesso da sociedade a uma análise de dados das diferentes formas de energia, contemplando informações preciosas para os estudos de planejamento, pesquisa e política energética, para utilização planejada e racional de todas as fontes de energia e combustíveis, indispensáveis à sobrevivência da espécie humana.
Este documento foi elaborado em conformidade com a metodologia utilizada pelo Ministério de Minas e Energia – MME. Adotou-se a tonelada equivalente de petróleo (tep) para expressar as diferentes formas de energia em uma unidade padrão, aceita internacionalmente como parâmetro de comparação de intensidade das transformações energéticas.
Com a modernização de documentos energéticos como BEN, BEESP (Balanço Energético Nacional e Balanço Energético do Estado de São Paulo), foi elaborado um Painel Interativo do BEGO, abordando temas como: Relatórios de atividade econômica de combustíveis derivados de petróleo, Desempenho sucroenergético do Estado, e a Geração e Consumo de energia elétrica de forma interativa, dinâmica e didática para o acesso direto a população.
O Balanço Energético do Estado de Goiás – 2021, com base em dados referentes ao ano de 2020, apresenta as séries históricas do período de 2016 a 2020, discriminadas por insumos energéticos.
Em 2020, no ambiente pandêmico causado pelo COVID-19, houve uma suspensão do projeto "BEGO 2020 – Ano base 2019" até o retorno presencial da equipe responsável pelo Balanço.
Clique aqui para visualizar o Balanço Energético do Estado de Goiás – 2021