Alunos do ensino médio terão vagas reservadas nos Itegos

Cooperação entre SEDI e SEDUC possibilita reserva de cerca de 10 mil vagas para qualificação profissional

O Governo de Goiás, com o propósito de promover a qualificação profissional entre os jovens, estabelece mútua cooperação entre as Secretarias de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e da Educação (SEDUC) para o oferecimento de vagas do Instituto Tecnológico de Goiás (Rede Itego) aos alunos das escolas estaduais. Com esta ação o Governo pretende, além de promover a qualificação profissional dos jovens, otimizar a utilização das infraestruturas e recursos públicos.

O termo de cooperação, assinado nesta quarta-feira durante a apresentação do balanço de seis meses das ações da SEDI, assegura até 30% do total de vagas oferecidas pela Rede dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Rede Itego) nos cursos técnicos de nível médio e qualificação profissional aos alunos do 2º e 3º série do ensino médio de Escolas Estaduais da Seduc.

O titular da SEDI, Adriano da Rocha Lima, destacou que desta forma, os alunos serão estimulados a dar continuidade aos estudos e a obterem uma formação técnica profissional. “E com isto dar a possibilidade dos alunos além de somente concluírem o ensino médio passarem a ter uma profissão, ter uma capacitação profissional para se inserir no mercado de trabalho”, ressaltou.

Os alunos das escolas estaduais poderão participar dos processos seletivos da Rede Itego já no segundo semestre de 2019, a previsão é que neste período sejam oferecidas cerca de 10 mil vagas em todo Estado.

Rede Itego

A Rede Itego está sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI) e hoje conta com 23 unidades em operação, com o oferecimento de cursos superior tecnológico, técnico de nível médio, qualificação profissional e capacitação nas modalidades presencial e a distância.

Os cursos são oferecidos gratuitamente à população. A grade de cursos a ser oferecido por cada unidade é definida tendo como base a vocação econômica do município e região.

Estão disponíveis na Rede Itego 633 cursos profissionalizantes em áreas como gestão e negócios, produção industrial, cultural e alimentícia, dentre outras.

No primeiro semestre de 2019, foram ofertadas 24.914 vagas em cursos de capacitação, qualificação, técnicos de nível médio e superior de tecnologia.

Além disso a SEDI também investe em tecnologia para disponibilizar cursos na modalidade a distância, com 4 mil novas vagas de cursos técnicos na modalidade EAD.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo