Secti recebe estudantes de Relações Internacionais da PUC-GO para projeto sobre internacionalização de startups
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) recebeu, nesta terça-feira (22/04), os alunos dos 1º e 2º semestres do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A visita faz parte de um projeto da disciplina de Métodos de Pesquisa em Relações Internacionais, coordenado pelo professor Giovanni Okado.
Os estudantes estão desenvolvendo duas frentes de trabalho com foco na internacionalização de startups goianas. A primeira envolve a elaboração de um questionário para avaliar o grau de maturidade dessas empresas em relação à atuação internacional. A segunda está voltada à produção de estudos de mercado sobre dois países estratégicos: Portugal e Índia.
Portugal representa uma porta de entrada para o mercado europeu, com o benefício adicional do compartilhamento da língua portuguesa. Já a Índia tem se consolidado como um dos maiores polos de inovação do mundo. O país asiático, inclusive, foi visitado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário José Frederico Lyra Netto, em missão oficial, quando foi assinada parceria entre o Hub Goiás e o T-HUB, o maior e mais importante centro de inovação da Ásia, localizado em Hyderabad.
Até o fim do semestre, a proposta é aplicar o questionário junto a um número selecionado de startups e compartilhar os resultados dos estudos de mercado, com o objetivo de fornecer subsídios concretos que possam orientar decisões estratégicas por parte das empresas goianas interessadas em expandir internacionalmente.
A aproximação com o ambiente acadêmico, sobretudo com cursos como o de Relações Internacionais, fortalece a construção de políticas públicas mais sintonizadas com os desafios e oportunidades da economia global. A Secti segue comprometida em abrir espaço para projetos que conectem o conhecimento científico à prática do desenvolvimento econômico sustentável.


