Em Brasília, titular da Secti toma posse no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Solenidade contou com a presença do presidente Lula e foi marcada pela retomada do órgão, que não se reunia desde 2018

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, tomou posse, nessa quarta-feira (12), como conselheiro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reinstalaram o CCT.

O CCT é o principal fórum de debate entre a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo, e teve sua última reunião em 1º de agosto de 2018. Ele funciona como um órgão consultivo de assessoramento da Presidência da República para a formulação e a implementação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do país.

“O conselho é um órgão importante, pois é um dos principais fóruns para propor as diretrizes e caminhos para a ciência, tecnologia e inovação no país. Estou no CCT como conselheiro suplente na condição de vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e, claro, levarei para o debate as demandas de Goiás e as prioridades elencadas pelo governador Ronaldo Caiado”, diz José Frederico.

A solenidade também foi marcada pela entrega de medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico, que presta uma homenagem a personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação.

O presidente Lula e a ministra Luciana Santos entregaram medalhas a entidades, pesquisadores e personalidades que contribuem com o desenvolvimento científico do Brasil, entre elas o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Ele recebeu a comenda por ser o autor da lei do novo Marco das Telecomunicações, quando era deputado federal.

Lula ainda assinou o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo