Mutirão do Governo de Goiás leva mais de 120 serviços para a população de Valparaíso

Primeiro dia é marcado por movimentação intensa, com 3667 atendimentos realizados para a população de Valparaíso, e de Cidade Ocidental e de Novo Gama

A população da Região do Entorno do Distrito Federal aproveitou o sábado para colocar a vida em dia no Mutirão Governo de Goiás, realizado no Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, que começou sexta-feira à tarde e vai até domingo ao meio-dia. No estande da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) teve fila para inscrições aos cursos da Escola do Futuro, foram realizadas 290 inscrições aos cursos gratuitos, online, de Empreendedorismo, Gestão Financeira, Liderança e Gestão de Equipes. 

Érica Nascimento, 19 anos, fez inscrição para o curso de empreendedorismo, pois pretende abrir uma microempresa de roupas. “Eu decidi fazer empreendedorismo porque quero abrir uma microempresa e acho que o curso vai me ajudar bastante nisso”

Wellington dos Santos Santiago, morador de Valparaíso, foi em busca de aprimoramento profissional e se inscreveu no curso de Assistente de Contabilidade, na modalidade EaD, com carga horária de 160h, na modalidade de Contabilidade oferecido pela Sedi, por meio do Programa Bolsa Formação (Pronatec/Novos Caminhos) do governo federal. “Vim em busca de melhoria de vida, aprender a trabalhar com contabilidade para a gente não se perder, estar pronto para arrumar emprego melhor”, contou. Ele também aproveitou o Mutirão para fazer a identidade das filhas.  O Programa oferece qualificação profissional com pagamento de bolsa estudantil para os cursos de Assistente de Contabilidade, Gestor de Microempresa, Assistente Financeiro, Microempreendedor Individual (MEI), EaD e Presencial, todos com 160 horas. Ao todo são 2100 vagas para a região do entorno, Valparaiso, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas, os cursos têm início no dia 1º de agosto.

O cuidado com o meio ambiente também está presente. O Programa Sukatech está recebendo descartes eletroeletrônicos, como aquele PC sem uso e guardado no armário, televisores estragados ou quebrados, celulares, fones de ouvido, pilhas, cabos ou qualquer aparelho eletrônico que não tenha mais utilidade. E hoje vai sortear um computador recondicionado para quem trouxer algum desses equipamentos, até sábado tivemos a entrega de mais de 70 cupons para o sorteio. Mas continua a receber doações neste domingo, até meio-dia.

A equipe responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Expresso realizou diversos atendimentos orientando os cidadãos a como baixar o aplicativo no celular, agendar e realizar serviços na plataforma web, e a se cadastrar no Gov.br, onde tem acesso a diversos serviços, estaduais e federais.

Diversão e arte
No estande da Sedi, as crianças e adultos também puderam aproveitar o sábado para aprender um pouco da arte no curso de Pintura em Madeira. Cinquenta pessoas fizeram o curso e levaram sua produção como lembrança do Mutirão do Governo de Goiás. 

Além das inscrições aos cursos, a Escola do Futuro de Goiás, apresentou equipamentos de robótica e impressora 3D, os equipamentos despertaram curiosidade e interesse pelas tecnologias inovadoras em crianças e adultos. A cabine fotográfica digital também fez a alegria dos que passavam pelo estande da Sedi. Diversas pessoas aproveitaram para tirar fotos e levar o registro para casa.

Atuação da STI
O primeiro dia também foi marcado pela presença da primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Carvalho Caiado, que fez questão de visitar todos os estandes e conversar com as pessoas que estavam em busca de serviços públicos. O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, mostrou todos as atividades que a pasta está levando para o Mutirão.

Gracinha Caiado gravou um vídeo com o agradecendo o empenho dos servidores da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi (STI). “Meu agradecimento, em nome do Governador, a vocês porque nada disso seria possível se vocês não estivessem aí escondidinhos trabalhando para que este mutirão funcionasse e sem vocês nada disso seria possível”, ressaltou. A STI é responsável pelo sistema de emissão de senhas utilizados por todos os órgãos, pelo sistema de rede, relatórios gerenciais de atendimento, e por garantir a conectividade nos estandes, além da rede WiFi para os cidadãos que visitam o Mutirão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo