Curso prepara professores para o Projeto Hackathon em Programação Low Code

A partir do novo aprendizado, docentes poderão ajudar os alunos a desenvolverem competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo

O primeiro curso para os professores sobre programação low code – “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação” – teve início nesta quinta-feira (11), de maneira virtual. A capacitação faz parte das ações do Projeto Hackathon em Programação Low Code. A maratona tecnológica visa que os alunos matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) na rede pública estadual desenvolvam uma aplicação (software) para o Governo de Goiás.

O curso tem carga horária de 40 horas, sendo trabalhados os conteúdos formativos de “Empreendedorismo e inovação”, “Gamificação em equipes” e “Prototipando minha ideia”. A partir do novo aprendizado, os professores poderão ajudar os alunos a desenvolverem competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo.

“Queremos que estudantes e professores, por meio de um trabalho em equipe, desenvolvam essa aplicação”, resume o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira. O vencedor do Hackathon será revelado durante a Campus Party 2022, no Shopping Passeio das Águas, de 15 a 19 de junho (feriado de Corpus Christi).

O curso é parceria entre as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Educação (Seduc), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG e escolas públicas estaduais de tempo integral.

Equipe de instrutores

Ayrton Denner da Silva Amaral – Engenheiro de software e mestre em Ciência da Computação, co-fundador da Gamefy Tecnologia em Recrutamento.

João Gabriel Junqueira da Silva – Engenheiro de software e mestre em Ciência da Computação, co-fundador da Gamefy Tecnologia em Recrutamento.

João Victor Dias de Lima Brandão – Graduando em Sistemas de Informação, experiência em programação e prototipação com Balsamiq.

Welinton Lima – Graduando em Sistemas de Informação, experiência em programação e prototipação com Balsamiq.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo