Workshop apresenta soluções em TI Bimodal para inovar e desburocratizar serviços públicos
Um workshop realizado nesta quinta-feira (30) no auditório da Secretaria de Economia detalhou o novo modelo de gestão para o desenvolvimento do software TI Bimodal, que o Governo de Goiás está adotando como ferramenta de aceleração e desburocratização da comunicação digital do Estado. Inicialmente implementado nas secretarias de Economia e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), as novas metodologias serão aplicadas posteriormente em todas as unidades de tecnologia da informação (TI) do estado.
O novo modelo de gestão vai proporcionar às unidades de TI da rede estadual a uniformidade das estratégias tradicionais, maior segurança nas comunicações, modernidade do sistema e agilidade nas operações. “A chegada de novos métodos para o sistema corporativo do Estado, trará agilidade ao modelo já implementado e, paralelamente, promoverá maior celeridade na entrega de softwares por parte da TI”, avalia o superintendente da Central de Tecnologia de Informação da Sedi, André Luiz Campos.
O gestor de Tecnologia da Informação do Estado, Gustavo Vieira Tomás, um dos palestrantes do workshop, ressaltou a força dos dois conceitos de mudança propostos pelo programa TI Bimodal. “Em primeiro lugar, está a criação de áreas de sustentação para as atuais aplicações em funcionamento, e, segundo, a inovação. A possibilidade de, paralelamente, desenvolver novas soluções. Vamos deixar de operar na fila única da metodologia, e operar a fila da inovação de atualização das tecnologias. A proposta é desburocratizar o processo do desenvolvimento”, disse o Gestor.
Segundo ele, os resultados são sentidos rapidamente, no espaço de quatro e cinco semanas, e até o final deste ano de 2019 todas as pastas de Governo estarão integradas a essa nova proposta de TI Bimodal. “Todas as áreas do Governo em suas atividades finalísticas. As equipes de trabalho já estão recebendo treinamentos”, disse o Gestor de TI.
Foram abordados nas palestras temas como TI Bimodal e Metodologias Ágeis (Frederico Ribeiro Ramos); Metodologias Ágeis na LG (Luciene Martins), Gerenciamento de Bimodal (Kiomar Oguino), Aplicabilidade da TI Bimodal (Gustavo Vieira Tomás). Da mesa redonda, realizada no fechamento do evento, participaram Marco Túlio Werneck Martins e André Luiz Gonçalves Campos (Sedi), Gustavo Vieira Tomás (Economia) e Caio Almeida do Amaral (Sindgestor).