Servidores da SEAD e SEDI participam de oficina de Transformação Digital para integrantes da Rede Nacional de Governo Digital
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), em um esforço coletivo para fortalecer as relações de parceria com o Ministério da Economia, com o intuito de implementar projetos de modernização da gestão pública de Goiás, enviou servidores da Superintendência de Modernização Institucional da SEAD e da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), para participarem da oficina de Transformação Digital para integrantes da Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.Br, que ocorre entre os dias 21 e 23 de maio, em Brasília.
O gerente do Escritório de Projetos, Luzio da Ressurreição Santos e o Gerente do Escritório de Processos, Marcelo de Jesus Lima, ambos da SEAD, juntamente com a coordenadora do Escritório de Projetos da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), Adriana Ferreira de Brito, representam Goiás no evento. Eles foram convidados a conhecer as dinâmicas de elaboração das linhas gerais para qualificar um plano de governo digital, promovendo a colaboração, o intercâmbio e a articulação de iniciativas entre os integrantes da Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.Br. O intuito do projeto é resgatar a confiança do cidadão goiano nos serviços públicos.
Embora o pré-requisito fundamental para participação na Oficina seja a adesão de Goiás à Rede Gov.Br, a ser realizada posteriormente junto à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, os técnicos da SEAD e SEDI foram recepcionados pela equipe técnica do governo federal, em uma ação que teve como foco a apresentação das iniciativas de Goiás relacionadas à temática de transformação digital para melhoria do atendimento ao cidadão, aos representantes dos estados do Distrito Federa, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para a Superintendente de Modernização Institucional da SEAD, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha, os objetivos da parceria são imensuráveis. “Goiás tem muito a aprender com a estratégia, trajetória, avanços e desafios já enfrentados pelo Governo Federal”, afirmou. A gestora classifica o apoio técnico no planejamento e aplicação de estratégias de transformação como uma ferramenta importante na prevenção dos erros durante a implementação de soluções inovadoras. “Conhecer as necessidades e dificuldades dos outros Estados nos potencializa a criar e implantar uma estratégia de transformação bem aderente às realidades de Goiás.”
Os serviços de transformação governamental ancoram-se principalmente no fortalecimento da gestão estratégica da organização e no debate de seus problemas. Eventos dessa magnitude demonstram que em um ambiente de forte dinamização de processos de mudança, também são incorporados como soluções de transformação experimentos, protótipos e ferramentas de gestão que se materializam em múltiplas abordagens para a proposição e desenvolvimento da estratégia, tendo como foco os processos de negócios, desempenho organizacional, governança e projetos.
O conhecimento adquirido durante a oficina possibilitará que os técnicos se unam na edição de uma metodologia de ação com linhas gerais do Plano de Governo Digital de cada Estado, com os componentes/eixos de trabalho, estratégia para cada item e ações que poderão ser desenvolvidas de forma conjunta entre estados e governo federal. As dinâmicas desses três dias seguirão o roteiro de 5 trilhas: Governança, Serviços Digitais, Experiência do Usuário e Diagnóstico de Serviços, Custos da transformação digital e Infraestrutura Digital.
Comunicação Setorial – Sead