Wilder participa da abertura da 18ª SuperAgos e reafirma compromisso do governo em estimular a produção e a geração de empregos e renda
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Wilder Morais, participou na tarde dessa segunda-feira (23) da abertura da 18ª SuperAgos (Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras -SuperAgos2019) uma das maiores feiras do Centro-Oeste, que prevê realizar negócios na ordem de R$ 50 milhões e receber cerca de 12 mil visitantes.
No seu discurso, Wilder Morais reforçou o compromisso do Governo do estado, por intermédio da SIC, com aqueles que desejam produzir, vender suas mercadorias e ajudar na retomada do crescimento econômico de Goiás com a geração de empregos e renda.
“Na semana passada o governador Ronaldo Caiado participou de uma solenidade da SIC, de assinatura de contratos do Programa Goiás Empreendedor. Ele deixou claro que o maior programa social do governo é a geração de empregos. Ele tem toda razão. Temos obrigação de gerar empregos. E uma feira como essa abre as portas para novas possibilidades para as empresas aumentarem sua capacidade de realizar negócios e de gerar mais vagas no mercado de trabalho”, disse o secretário Wilder. A SuperAgos 2019 abriga uma feira com 4,5 mil metros quadrados de área, onde estão instalados 156 estandes para exposição de produtos e serviços relacionados aos segmentos industrial, de distribuição, prestadores de serviços, tecnologia, serviços bancários, entre outros.
A feira funcionará das 16 às 23 horas, simultaneamente com as palestras. No local terá uma Área do Conhecimento, onde serão ministradas palestras sobre gestão, financeiro, marketing, tecnologia, legislação e tributário. Também estão previstas Oficinas de Panificação, Espaço Carne Gourmet e Oficinas de Alimentação.
Serão 36 oficinas de panificação que abordarão temas como congelamento, folheados, bolos e gestão do negócio. No Espaço Carne Gourmet serão nove oficinas com aula-show, cortes especiais de suínos e degustação. Nas Oficinas de Alimentação, ministradas pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), estão previstas oito palestras com aula-show e temas diversos.
VISITAS E RECADOS
Logo após a cerimônia de abertura da SuperAgos, Wilder visitou vários estandes acompanhado do presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares. Segundo ele, esse segmento tem uma função social e econômica importante para o Brasil pois gera empregos diretos e indiretos, além de ser o responsável por alimentar várias cadeias produtivas, inclusive de pequenos produtores rurais que atuam no ramo do hortifruti.
Wilder disse que a missão dada a ele pelo governador Ronaldo Caiado é a de estimular a realização de novos investimentos e a implantação de novas empresas no Estado. O secretário destaca que a SIC está pronta e atuando junto aos empresários e grupos industriais que desejam vir se instalar em Goiás. “Com o Goiás Empreendedor estamos abrindo novas frentes de investimentos. Inclusive na próxima semana, nos dias 4 e 5, estaremos na cidade de Rio Verde com a Caravana do Empreendedor, com toda nossa estrutura da SIC para ajudar quem deseja empreender e gerar empregos e renda”, informou.
AUMENTO DAS VENDAS
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, afirmou na abertura da SuperAgos que a entidade projeta crescimento de 3% nas vendas em 2019 na comparação com 2018. No primeiro semestre deste ano o setor registrou resultado positivo de 2,64%. A melhoria na estimativa se deve à liberação de parte do FGTS e do PIS-Pasep pelo Governo Federal. “Acredito que a maior parcela desses recursos vai para o pagamento de dívidas, mas depois disso o restante deve ser direcionado principalmente para o setor supermercadista“, estimou.
A Associação Goiana dos Supermercados (Agos) tem este ano como tema central “os novos caminhos que impactam o varejo”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abras anunciou que a entidade vai comemorar, no próximo dia 11 de novembro, 51 anos de existência. Na sua pauta prioritária estão: a finalização da Reforma da Previdência, a Reforma Tributária e a volta da comercialização de medicamentos isentos de prescrição médica, os MIPs, pelo setor. Segundo Sanzovo, esta última é uma demanda do próprio consumidor, “que tem buscado mais praticidade no seu dia a dia”. A entidade provou no passado que a venda dos MIPS pelo setor supermercadista é possível e fez os preços de muitos medicamentos baixarem até 35%, defendeu.
TEMPO REAL
O presidente da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), Gilberto Soares, lembrou que a realização da primeira SuperAgos, há 18 anos, ocorreu quando o Plano Real estava no início e havia controlado uma inflação galopante que levava o preço do tomate a subir mais de 4.500% em um ano. Desde então, o setor supermercadista evoluiu e se modernizou. Hoje está na era das redes sociais, no relacionamento em tempo real com os clientes, fornecedores e até com departamentos e entes de governos, acrescentou.
De acordo com ele, os empresários supermercadistas devem interagir com as autoridades, oferecendo críticas e sugestões que embasem as ações dos governos, em suas variadas esferas de poder. “Através da Abras já temos assento na União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs)”, disse. Esta entidade elaborou uma agenda legislativa e entregou ao Congresso Nacional, sugerindo estratégias para o Renascer de um Brasil Novo, com mais crescimento econômico e justiça social”, afirmou. Segundo Gilberto Soares, “esta é a contribuição do setor empresarial na solução dos gargalos que emperram o desenvolvimento de nossas cidades, nossos Estados e nossos negócios”.
Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços (SIC) e Assessoria de Comunicação da AGOS