União Europeia demonstra entusiasmo com números de Goiás


 

No resultado da Balança Comercial dos últimos 50 meses de superávits consecutivos, os países europeus assumiram uma posição de grande destaque nos resultados de exportações de Goiás. Sete países da Europa aparecem entre os 20 maiores parceiros comerciais que contribuíram com este resultado da série histórica, em que as exportações goianas superaram as importações em mais de US$ 12,3 bilhões, com a soma desde fevereiro de 2014.

Em visita a Goiânia, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho foi apresentado a estes números goianos em reunião liderada pelo governador Marconi Perillo com as presenças do secretário de Desenvolvimento Francisco Pontes, o superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer, e o secretário de Assuntos Internacionais, Armando Melo, e o secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, Leonardo Jayme.

Ao comentar sua percepção sobre o trabalho inovador que vem sendo desenvolvido em Goiás, o diplomata disse que vai regressar à Embaixada com uma visão de muitas perspectivas. “O que vimos aqui faz com que olhemos com muita atenção para este Estado. Estou confiante que os próximos anos serão de intensificação deste relacionamento com Goiás”.

 

Estratégia Logística

O embaixador frisou ainda algumas características do Estado, tais como a posição geográfica e o potencial de crescimento econômico. “Fiquei duplamente entusiasmado, em primeiro lugar, pelo enorme potencial de Goiás e, por outro lado, pela oportunidade de fortalecimento das relações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul”, concluiu Cravinho.

O governador Marconi Perillo também mencionou o acordo a ser firmado entre os dois blocos econômicos, destacando também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo estado junto ao Consórcio Brasil Central, onde Goiás assume posição de liderança. Ao embaixador, Marconi Perillo falou sobre o desejo de Goiás em se posicionar como apoio às relações nesse contexto bilateral.

Na manhã da quarta-feira (22/03), Cravinho visitou Anápolis onde discutiu a posição e infraestrutura logística do município que pode beneficiar as tratativas de mercado entre Mercosul e a União Europeia. Para o final de junho, representantes dos Estados membros da EU devem vir a Anápolis para conhecerem a região.

 

Inovação e Pesquisa

Na sequência, o governador destacou o interesse de Goiás em fortalecer e avançar no campo das pesquisas. O embaixador João Cravinho já obteve perspectivas positivas tanto da Universidade Federal de Goiás quanto da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) – jurisdicionada à SED. “Sugerimos também a proximidade com a Universidade Estadual de Goiás e com a Agência de Extensão Rural (Emater). Goiás, o Brasil Central e a União Europeia podem produzir muito mais acordos bilaterais daqui pra frente”. 


Comunicação Setorial SED
3201-5505/5556

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo