Termina, nesta sexta-feira (19), em Niquelândia, mais uma edição do SED Adiante


Iniciativa foca em ações de requalificação da mão de obra e gestão empresarial para capacitar trabalhadores afastados pela Votorantim Minerais

Termina nesta sexta-feira (19), em Niquelândia, mais uma edição do SED Adiante. O governador em exercício, José Eliton, esteve na abertura oficial, na última segunda-feira (15). Estão sendo oferecidos à população programas e ações de empreendedorismo, como cursos, palestras, divulgação de linhas de crédito e exposição de artesanato goiano, entre outras iniciativas. Esta edição foi produzida de forma emergencial para amenizar os impactos do anúncio da suspensão das atividades da Votorantim Metais no município. 

Esta é quarta edição do SED Adiante e a primeira deste ano. Nela, as ações são focadas, especialmente, na requalificação da mão de obra e gestão empresarial para capacitar os trabalhadores afastados pela mineradora. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) por meio de parceria com a Secretaria Cidadã. Também são oferecidos serviços como emissão de documentos, assistência odontológica, orientações e serviços do Detran-GO, entrega de mudas de árvores, palestra socioeducativas e assistência jurídica. 

Empenho
Em seu discurso, o governador em exercício destacou que o Governo de Goiás está empenhado em apresentar soluções para os problemas que Niquelândia enfrenta neste momento. Segundo ele, uma das principais determinações do governador Marconi Perillo é que sejam coordenadas ações para garantir que os 246 municípios goianos permaneçam na rota do desenvolvimento. “O SED Adiante em Niquelândia consiste em uma junção de esforços muito grande. Nossa meta é garantir que a economia da cidade não seja afetada pelas adversidades que culminaram na suspensão de atividades da Votorantim”, explicou.

José Eliton também destacou que o programa faz parte de uma série de medidas que serão colocadas em prática pelo Governo de Goiás para contribuir com o plano de desenvolvimento do município. Segundo ele, nos próximos dias será apresentado documento que detalhará as ações que serão executadas em caráter emergencial para que a economia da cidade não seja afetada de forma negativa. O documento está sendo formatado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

De acordo com o prefeito da cidade, Luiz Teixeira, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Goiás com os municípios. Segundo ele, o SED Adiante é uma ferramenta muito importante para este momento de adversidade enfrentado pela cidade. “O governo se faz presente em um momento que, ao mesmo tempo, é difícil, mas fundamental para Niquelândia. É uma ação moderna e muito organizada”, declarou.

Elogio
Ainda no SED Adiante, o prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira, elogiou a atuação de José Eliton, que ocupa interinamente o Governo do Estado, enquanto o governador Marconi Perillo lidera missão comercial no exterior. Segundo ele, trata-se de um gestor eficiente e que tem feito a diferença no Governo de Goiás. “É um homem honrado, coerente e trabalhador”, declarou. O prefeito declarou ainda que José Eliton tem realizado um excelente trabalho em prol de todos os goianos.

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5488, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo