Superintendente de Agricultura participa de debate sobre piscicultura goiana


Audiência pública foi proposta e coordenada pelo deputado estadual Jean Carlo dos Santos, na Assembleia Legislativa

 

O superintendente executivo de Agricultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Antônio Flavio de Lima, participou, na Assembleia Legislativa, de audiência pública que teve como tema o “Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura e Piscicultura” no estado de Goiás. A audiência, no auditório Solon Amaral, foi proposta e coordenada pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Jean Carlo dos Santos. 

A reunião contou com a participação, ainda, do superintendente da Pesca em Goiás, Valdeci Mendonça; do vice-presidente da Comissão de Aquicultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Gustavo Furtado; do chefe de gabinete da Agrodefesa da SED, José Manoel; além de integrantes de entidades representativas dos produtores e os próprios piscicultores de várias regiões do estado. Objetivo do encontro foi identificar as principais demandas desses produtores e estabelecer diálogo para definição de diretrizes para fortalecer a atividade pesqueira em Goiás. 

De acordo com o superintendente Antônio Flavio de Lima, a audiência pública trouxe à discussão assuntos que vêm incomodando o setor de longa data, entre eles o excesso de burocracia, a alta carga tributária e o licenciamento ambiental. A audiência, segundo declarou o superintendente, é importante porque coloca o tema em pauta e cria o comprometimento dos vários atores envolvidos. 

Cadeia produtiva
Segundo Antônio Flávio destacou, há um grande potencial no estado, no entanto a piscicultura ainda está travada por diversos fatores. “Um deles é a própria desorganização da cadeia produtiva, pois não adianta o produtor desenvolver sua atividade sem ter para quem vender; é preciso identificar os mercados”, disse o superintendente.
 

“Não é o governo que vai resolver o problema de forma isolada, a solução passa por um somatório de forças, o produtor tem que participar”, acrescentou. 

O superintendente lembrou que no ano passado, a Secretaria de Agricultura, hoje Superintendência Executiva de Agricultura da SED, realizou um workshop que permitiu uma ampla discussão sobre a piscicultura em Goiás, com a definição de um diagnóstico e das principais ações necessárias ao fortalecimento do setor. Esse trabalho, diz Antônio Flavio, deverá ser implementado a partir do próximo semestre.

Fotos: Marcos Kennedy / Assembleia Legislativa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo