Seminário lançará prêmio dos ODS em Goiás–


Como forma de reconhecer a atuação dos governos estaduais e municipais e dos diversos segmentos da sociedade brasileira que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), será realizado amanhã (30/05), em Goiânia, o Seminário da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil. O evento vai acontecer das 14h30 às 16h30 no auditório da Federação das Indústrias (Fieg), numa promoção da Presidência da República e do Governo de Goiás.

Durante o seminário, o Secretário executivo da Comissão Nacional dos ODSs, da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa, fará uma palestra sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Goiás e para o Brasil.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Jacqueline Vieira da Silva, poderão participar do prêmio representantes dos governos estadual, municipais, empresas, ONGs, escolas e outros. 

O Prêmio ODS Brasil premiará práticas alinhadas aos do Programa e que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas. Serão envolvidos programas, projetos, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em funcionamento há pelo menos 12 meses que tenham resultados efetivos.

Os ODSs querem estimular o desenvolvimento dos diversos segmentos da sociedade, de governo e das instituições de ensino, pesquisa e extensão para o fomento de práticas que contribuam para as dimensões da Agenda 2030, que envolvem questões sociais, ambientais, econômicas e institucionais.

Em agosto do ano passado, na cidade de Alto Paraíso, o governador José Eliton firmou um acordo com representantes no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a

 implantação, naquele município e em outros da Chapada dos Veadeiros, do Projeto Piloto no Brasil para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os 17 objetivos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) já está trabalhando para a instalação do Núcleo de Orquestra Jovem; oferta de 500 vagas em cursos de qualificação voltados ao atendimento das demandas locais; consultoria e acompanhamento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Turismo e Agroecologia; calçamento das ruas do Distrito de São Jorge.

E ainda, encaminhamento da Patrulha do Desenvolvimento para a realização de obras de recuperação de estradas vicinais e ainda o trabalho de regularização fundiária com vistas a entrega da titulação definitiva aos ocupantes de terras devolutas.

Entre as propostas dos ODSs estão: pôr fim à pobreza e a à fome; estimular a agricultura sustentável; garantir uma vida saudável e promover o bem-estar a todos; propiciar educação equitativa e de qualidade; garantir acesso à água e ao saneamento básico; possibilitar o acesso à energia limpa; promover o desenvolvimento da indústria, fomentar a inovação e garantir infraestrutura; garantir trabalho decente e crescimento econômico sustentável; adotar medidas para combater as mudanças climáticas e seus efeitos; garantir a justiça para todos, entre outros.

 

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo