Segurança: José Eliton destaca investimentos do Governo e trabalho da PM


Academia da Policia Militar comemorou 75 anos com formatura da 3ª turma do curso do Comando de Operações de Divisa e com entrega de coletes antibalísticos

Em evento realizado na Academia da Polícia Militar nesta quinta-feira, na Capital, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, ressaltou os investimentos do Governo de Goiás em Segurança Pública e o trabalho dos policiais goianos. Ele participou da solenidade de formatura do 3º Curso do Comando de Operações de Divisas e da entrega de 3.500 coletes antibalísticos. Também foram celebrados os 75 anos da Academia. 

“Hoje é um dia muito especial em que comemoramos o aniversário desta importante academia que forma grandes homens para prestar serviços ao Estado e a cada um dos goianos. Homens e mulheres corajosos que enfrentam as adversidades da vida, as dificuldades do dia a dia nas ruas para proteger cada cidadão goiano”, disse o vice-governador. 

“Estamos aqui hoje entregando milhares de coletes, num conjunto de ações que valorizam o Policial Militar de Goiás, dando condições e estrutura para que a atividade fim seja exercida a tempo e a modo”, acrescentou José Eliton. “Uma ação (entrega dos coletes) que garante segurança a esses policiais que, com muita coragem, emprestam sua garra para proteger Goiás e os goianos”.

A entrega dos coletes antibalísticos – que totaliza investimentos superiores a R$ 2 milhões – faz parte da série de eventos que marcam as comemorações de aniversário da Academia da Polícia Militar. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, agradeceu em discurso a presença do vice-governador e ressaltou o trabalho desempenhado por José Eliton como secretário de Desenvolvimento Econômico. “Muito nos honra saber que o senhor é um gestor que sempre está de portas abertas para nos atender”, enfatizou. 

Formatura

O evento realizado na Academia da Polícia Militar marcou também a formatura de 42 formandos da 3ª turma do curso do Comando de Operações de Divisas. Coronel Silvio Benedito ressaltou a relevância da criação desse núcleo especializado da PM e os resultados alcançados ao longo dos três anos de combate ao tráfico nas regiões limítrofes do Estado: “Goiás ocupa a segunda posição entre as unidades da federação no ranking nacional em apreensão de entorpecentes. Em três anos de atuação o COD contabiliza a apreensão de 22 toneladas de drogas”.

O vice-governador José Eliton destacou a importância do combater ao tráfico em Goiás por meio do COD ainda que o Estado não faça divisas com outros países e cobrou mais investimentos por parte do Governo Federal na vigilância das fronteiras brasileiras. “É preciso que a União compartilhe a responsabilidade com os governos estaduais e impeça a entrada de armas e drogas. Nós aqui, sob a liderança do governador Marconi Perillo, mostramos ao Brasil que é possível melhorar os índices de segurança através do enfrentamento à violência combatendo ostensivamente o tráfico”.  

O COD possui hoje 12 Bases Operacionais, localizadas nos municípios de Cachoeira Alta, Aporé, Jataí, Chapadão do Céu, Piranhas, Posse, Corumbaíba, Campos Belos, Cabeceiras, Britânia, São Miguel do Araguaia e Goiânia (Base Administrativa). Elas operam com apoio de uma patrulha chamada “COD Móvel”, que monitora as divisas.

Homenagem
Durante a cerimônia o vice-governador também recebeu homenagem da Polícia Militar ao lado do deputado estadual Marquinhos Palmerston, do secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e do comandante da PM, Silvio Benedito. Também foram homenageados o comandante de Operações de Divisas, coronel Samuel Arthur Bernardes, e o comandante do 15º Comando Rodoviário da PM, coronel Márcio Gonçalves de Queiroz.

Fotos: Wildes Barbosa


Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo