SED recebe auditoria para certificação ISO 9001
Superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Luiz Maronezi comandou, nesta terça-feira (03/11), reunião de abertura da auditoria externa para certificação do sistema de gestão da qualidade do órgão, segundo a norma ABNT NBR ISO 9001:2008.
A reunião contou com a presença de superintendentes executivos, superintendentes, gerentes, chefes, membros da Comissão do Sistema de Gestão da Qualidade da SED e de auditores do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade escolhida para aplicar o plano de auditoria.
Em seu pronunciamento, Maronezi lembrou que a auditoria externa proporciona a oportunidade para que todos os colaboradores possam conhecer de forma mais clara o funcionamento da Secretaria. “É o momento de sabermos, de fato, o que está acontecendo no ambiente de trabalho”, afirmou.
A superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SED, Gleiva Oliveira Isaac, representante da direção (RD) junto ao sistema de gestão, avaliou que a definição dos processos vai facilitar a comunicação interna e com o público-alvo da SED. “O nosso objetivo é tornar a SED como um modelo de gestão para o setor público”, disse.
Para a auditora líder do ICQ Brasil, Gláucia Gundim Dutra, que está à frente do plano de auditoria, o processo de verificação do sistema de gestão da qualidade contribui decisivamente com os resultados das empresas. Gláucia destaca que a padronização do sistema é utilizada como decisão estratégica nas empresas, mas ressalta a grande dificuldade de se manter o processo no serviço público. Ela lembra, ainda, sobre as atualizações interessantes que estão chegando por meio da versão ISO 2001:2015: “São mudanças que vão trazer grandes benefícios em termos de gestão”.
Principais benefícios da Certificação
- Promove o comprometimento com a qualidade;
- É um método gerencial que permite medir a melhoria contínua do desenvolvimento do negócio;
- Assegura a eficiência e eficácia dos serviços prestados;
- Introdução de novos serviços, novos produtos e marcas no mercado;
- Redução das perdas no processo produtivo e melhoria da gestão;
- Melhoria dos controles e avaliações por parte dos clientes;
- Melhoria da imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;
- Garantia de que o produto, serviço ou sistema atenda às normas;
- Torna a organização altamente competitiva com produtos em conformidade coma as normas técnicas.
Foto: Jota Eurípedes
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
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