SED realiza encontro com embaixadores em Brasília


Evento, coordenado pela Superintendência de Comércio Exterior, foi idealizado com objetivo de mostrar aos convidados dados econômicos de Goiás, com destaque para oportunidades de parcerias oferecidas pelo Estado

A Superintendência Executiva de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) realizou na última sexta-feira, em Brasília (DF), encontro de negócios com embaixadores no Brasil de diversos países. Evento foi idealizado com objetivo de mostrar aos convidados dados econômicos de Goiás, com destaque para as oportunidades de parcerias oferecidas pelo Estado.

A apresentação das potencialidades goianas foi feita pelo superintendente executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer. Ele esclareceu que essa aproximação com diversos blocos econômicos é uma das estratégias do Governo do Estado para acelerar a corrente de comércio internacional de Goiás. “Buscamos mostrar um estado moderno e aberto para novos negócios”. Ele informa que se trata da primeira de uma série reuniões planejadas com as embaixadas. “É o canal oficial na relação de comércio entre os mercados”, explica.

Asean

Neste primeiro encontro, voltado a países que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), compareceram os embaixadores Pitchayaphant Charnbhumidol (Tailândia), José Dela Rosa Burgos (Filipinas), Rahimi Harun (Malásia), Thiri Pyanchi U Tun Nay Lin (Myanmar), Nguyen Van Kien (Vietnã), e os encarregados de negócios da Indonésia, Mochammad Riski Safary, e de Cingapura, Siew Fei.

O’Dwyer lembra que, se somado, o PIB dos países membros da ASEAN  chega a US$ 1,3 trilhão. “Entre 2012 e 2014, conseguimos aumentar em 55% as exportações goianas para a região. No último ano, as vendas totalizaram US$ 406 milhões. São parceiros muito importantes para Goiás”, destacou.

O embaixador da Tailândia e presidente da Asean, Pitchayaphant Charnbhumidol, ao representar os embaixadores presentes, elogiou a iniciativa do governo goiano em buscar essa aproximação. “Iniciativa como este acontecimento nos dá a oportunidade de conhecer com mais detalhes a força produtiva de Goiás e o seu potencial turístico”, ressaltou. Ficou acertado que haverá, brevemente, em Goiânia, um novo encontro entre integrantes do governo de Goiás e os países membros da Asean.

China e Coreia do Sul 

O encontro contou também com a participação de embaixadores dos gigantes asiáticos China e Coreia do Sul. Localizados no leste da Ásia, os dois países estão entre os principais parceiros comerciais de Goiás. “Fizemos questão da presença dos embaixadores da China, Li Jinzhang, da Coreia do Sul, Jeong-Gwan Lee, cujos países mantêm grande influência comercial em todo o continente asiático”, afirmou William O’Dwyer. 

Convidada pelo Governo de Goiás, a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, fez questão de participar do evento. O superintendente de Comércio Exterior explica que a Colômbia é um importante mercado e está entre os destinos de uma missão comercial goiana prevista para ocorrer em setembro.

A embaixadora lembrou que Bogotá possui o segundo maior aeroporto de cargas da América Latina e que o país aparece como o segundo maior produtor e exportador de flores do mundo, perdendo apenas para a Holanda. William vislumbra a possibilidade de criação de uma joint-venture entre os aeroportos de cargas de Anápolis e de Bogotá. Ele acredita ser possível a concretização deste e de vários outros negócios com o país do Noroeste da América do Sul.

O evento contou, ainda, com a presença do subprocurador-Geral da República, Edson Oliveira de Almeida, do secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais de Goiás, Isanulfo Cordeiro, e do superintendente de Comércio Exterior da SED, Luiz Medeiros Pinto.

“Queremos estender este seminário para as embaixadas de todos os blocos comerciais do mundo”, disse o superintendente, citando como os próximos alvos a União Europeia e os blocos de países árabes e americanos.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo