SED realiza Dia de Campo sobre Sistema de Integração Lavoura-Pecuária


Evento tem parceria da Fazenda São José e do Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás, da Embrapa e Emater

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Superintendência Executiva de Agricultura,  realiza nos próximos dias 28 e 29 deste mês, em Bela Vista – cidade localizada a 50 quilômetros da Capital -, reunião técnica e um Dia de Campo para discutir com os produtores o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária, como alternativa para a recuperação de áreas de pastagens degradadas. O encontro tem apoio do Sindicato Rural de Bela Vista, da Fazenda São José, de propriedade de Donizete Peixoto da Costa, e de empresas do setor.

De acordo com o superintendente de Política Agrícola, Agronegócios e Irrigação da SED, João Pedro Fiorini, cerca de 70% das pastagens do estado de Goiás já apresentam problemas. “Vamos disseminar técnicas como a da integração lavoura-pecuária para melhorarmos a fertilidade do solo”, disse o superintendente. Cerca de 400 pessoas, entre produtores, técnicos, extensionistas, sindicalistas, pesquisadores e fiscais da Agrodefesa, entre outros, participarão da reunião e do Dia de Campo em Bela Vista. Elas serão divididas em quatro grupos para as atividades na Fazenda São José, de acordo com o interesse pelos diferentes temas.

Programação

Já a reunião técnica, prevista para as 19h do dia 28 (quinta-feira), terá palestra de abertura com o tema “História, impacto e desafios de integração lavoura-pecuária – ILP”, que será feita pelo técnico João Kluthcouski, da Embrapa Cerrados. Às 20h40, outro técnico da Embrapa, Hélvio dos Santos Abadio, falará sobre o tema “Boi sem estresse”; e às 21h20, a palestra será sobre o “Plano/Programa Agricultura de Baixo Carbono – ABC – GO”, a ser feita pelo técnico da SED, Arnaldo Francisco do Bonfim.

No dia seguinte, a partir das 8h, produtores e técnicos participam da parte prática do encontro, o Dia de Campo, na Fazenda São José, onde o proprietário desenvolve o cultivo de braquiária com soja. Os participantes da Estação 1 verão o tema “Dez alternativas técnicas e baratas para recuperação de pastagens degradadas”, com os palestrantes Edinon Aguiar de Araújo (Emater); Luiz Otávio M. Moreira (Embrapa Arroz e Feijão); e um representante da Ikeda Máquinas Agrícolas.

Na Estação 2, o tema apresentado será o das “Alternativas técnicas de ILP para produção forrageira para alimentação bovina na entressafra”. Os palestrantes serão Arnaldo Bonfim (SED); e João Kluthcouski (Embrapa Cerrados). O proprietário da Fazenda São José, anfitrião do encontro, será o palestrante da Estação 3, que terá como tema a “Sobressemeadura de Brachiaria ruziziensis sobre a soja em R-7”.

E, por último, a Estação 4, que tratará das “Alternativas técnicas para produzir Boi Barato e Boi Safrinha”, de responsabilidade de Lourival Vilela (Embrapa Cerrados). 

A Superintendência Executiva de Agricultura da SED coordena no estado de Goiás, em parceria com o Ministério da Agricultura, as políticas e ações com vistas à recuperação das áreas de pastagens degradadas. O programa federal tem por objetivo recuperar 15 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas até o ano 2020. Uma das metas é a redução da emissão de gases de efeito estufa. O uso correto de tecnologias e boas práticas agropecuárias tornarão possível reinserir as áreas degradadas ao processo produtivo.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo