SED programa extensão do Itego Basileu França em Aparecida de Goiânia


Reunidos em Aparecida de Goiânia, no último dia 22/03, representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás/ SED, o prefeito Gustavo Mendanha e integrantes da administração municipal daquele município ligados aos setores da educação, cultura e artes,  discutiram o projeto do Governo do Estado, através da SED, de implantar uma unidade do Centro de Educação em Artes Basileu França no recém inaugurado Itego Dr. Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

Reuniram-se a primeira-dama, secretária municipal de  Assistência Social, Mayara Mendanha; superintendente municipal de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco; diretor do Itego Basileu França, maestro Eliseu Ferreira; chefe de gabinete de Gestão, Capacitação e Formação Tecnológica da SED, Soraia Paranhos, maestro da Banda Sinfônica municipal, Francinaldo Rodrigues da Silva e chefe de gabinete  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Suzana Cintra.

No encontro foi  comunicado aos representantes do município o projeto do Governo do Estado, através da SED, de instalar uma escola de artes nos moldes do Itego Basileu França e solicitado apoio do Prefeitura de Aparecida de Goiânia, inicialmente, para viabilizar despesas de custeio com alunos, levando-se em conta a grande distância de localização do Itego Dr. Luiz Rassi.

O atendimento em Aparecida será focado no resgate e reinserção social de crianças e jovens de 8 a 18 anos, mas visando a formação profissional. Inicialmente, serão oferecidas 350 vagas, sendo 150 para música e 200 para balé e danças urbanas. “Há pelo menos três anos iniciamos as conversações para trazer o Basileu para Aparecida, pois entre 20% e 30% dos alunos atendidos hoje pela instituição são de Aparecida, então será uma parceria bastante salutar, e que complementará projetos voltados para a Cultura já existentes no município”, observou Guido Marco.

O prefeito Gustavo Mendanha propôs a integração das atividades do centro municipal de artes à grade já oferecida pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município, que atualmente atendem cerca de 1,8 mil crianças e jovens de 5 a 17 anos, no contra turno escolar. “Se conseguirmos casar os dois projetos será o ideal, pois nos Centros temos as verbas destinadas ao custeio de transporte e alimentação e temos também a demanda”, avaliou o prefeito, que também fez um pedido de abertura de seleção de artistas locais, muitos inclusive com formação no Basileu França, para compor a equipe do centro de artes em Aparecida.

ITEGO Dr. Luiz Rassi

Construído com recursos do Ministério da Educação, por meio Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Governo do Estado de Goiás, o Itego Dr. Luiz Rassi recebeu investimentos de cerca de R$ 11 milhões. A unidade, que integra a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego) possui doze salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e outros dois grandes laboratórios. Nela serão ofertados cursos técnicos e superiores. Um dos destaques é o curso técnico em Programação de Jogos Digitais, o primeiro a ser oferecido pela Rede. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo