SED participa, em Goiânia, do Encontro Nacional do Abastecimento


Com o objetivo de debater temas como gestão de resíduos sólidos e responsabilidade socioambiental, representantes das Centrais de Abastecimento do Brasil (Ceasas) e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes participam até amanhã (7/09) do Encontro Nacional do Abastecimento, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Ceasa Goiás, no Hotel Oitis, em Goiânia.

O superintendente Executivo de Agricultura e Pecuária, Antônio Flávio Camilo, representou o secretário de Desenvolvimento (SED) Luiz Maronezi na abertura do evento, que contou com a presença e palestra do governador Marconi Perillo, e participação de secretários estaduais e demais autoridades.

Antônio Flávio destacou que o tema do evento é estratégico e de interesse público, “Temos uma grande produção de alimentos de qualidade, mas temos que garantir também que os processos desta cadeia aconteçam de forma ordenada e com atenção aos aspectos ambientais e de sustentabilidade”, avaliou o superintendente de Agricultura da SED.

Na abertura do evento, o Governador Marconi Perillo falou sobre a importância da parceria informal entre os comerciantes, produtores e o Governo de Goiás por meio da direção da Ceasa. Marconi citou ainda a importância da Ceasa Goiás na economia. “A Ceasa Goiás é ponto de encontro de toda esta cadeia produtiva do Estado. Somente a Ceasa movimentou, em 2015, R$ 2,1 bilhões com a comercialização de 930 mil toneladas de produtos”, enfatizou o Governador.

Para o presidente da Ceasa Goiás, Edvaldo Cardoso, é necessária uma formalização dos papeis dos atores desta cadeia produtiva, com o Estado exercendo o papel de controle e de fiscalização, principalmente, e os operadores privados atuem mais na gestão, investimentos e geração de emprego e renda para a população. “Torço muito para que este seja o primeiro passo de novos encontros sempre em conjunto”, afirmou Cardoso.

O presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece) e debatedor do evento, Waldir de Lemos, elogiou a postura do governador Marconi Perillo em atender as causas da Ceasa-Go. “Eu conheço a realidade das Ceasas do Brasil, e conheço somente dois governantes apoiam o setor de abastecimento, e um deles é o Governador Marconi Perillo” ressaltou Lemos.

Compuseram também a mesa diretiva de abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Alberto França Fonseca, e o representante da Federação Latino-Americana de Abastecimento, Gonzalo Bravo, do Chile.

Programação

Com o tema central O abastecimento se encontra no coração do Brasil, a programação do evento segue hoje (6/09). Haverá palestras e debates sobre Atividade de Movimentação de Mercadorias nas Ceasa, As Potencialidades de Goiás, Tratabilidade dos Resíduos Sólidos e Influentes, A Lei 13.303/16, nova lei das estatais e seu impacto no dia do dia das Ceasas; A responsabilidade socioambiental e a destinação dos resíduos sólidos; entre outras.

Amanhã, último dia do evento, os participantes visitarão a Ceasa Goiás onde ocorrerá o encerramento da solenidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo