SED participa de Simpósio Internacional no Maranhão


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) marcou presença no I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, e 2ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil, entre os dias 27 e 29/06, em São Luís do Maranhão. Participaram do evento: Carmem Sandra Ribeiro (Chefe do Núcleo Bolsa Futuro/e-Tec Brasil), Luiz Batista Alves (Gerente de Educação Superior Profissional e Tecnológica) e José Teodoro Coelho (Diretor do Itego Léo Lince do Carmo Almeida/e-Tec Brasil).

A abertura do Simpósio contou com a palestra magna do Professor Doutor Antônio Sampaio de Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, que proferiu sobre a Universidade à procura do século XXI. O evento foi enriquecido também com a participação de Roberto Nicolsky, diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC), que proferiu a palestra Inovação na Educação Superior: uma contribuição da sociedade local.

Com enfoque em estratégias inovadoras aplicadas à educação, o evento ocorreu na perspectiva de criar um espaço para a reflexão e o debate com a participação das Universidades Estaduais, Municipais e Comunitárias, Instituições de Educação Profissional, por meio de seus dirigentes, Professores/Pesquisadores e estudantes. Contou-se também com representações de diversos Estados brasileiros, palestrantes nacionais, internacionais e de empresas como a Vale S/A.

O Diretor do Instituto Tecnológico Léo Lince do Carmo Almeida, Professor José Teodoro Coelho, define a importância de sua participação no Simpósio: “esta foi uma oportunidade de poder conhecer as novas tendências para a educação profissional no mundo contemporâneo, possibilitando a renovação de conhecimentos”.

Para Luiz Batista Alves (Gerente de Educação Superior Profissional e Tecnológica), “além de promover o intercâmbio entre os pesquisadores com seus relatos de experiências, estratégias de política, o evento apresentou novos métodos e meios de procedimentos na avaliação da Educação Superior”.

Carmem Sandra Ribeiro (Chefe do Núcleo Bolsa Futuro/e-Tec Brasil), viu no Simpósio, “a oportunidade de ampliação de conhecimento relacionada à inovação tecnológica na sala de aula, como por exemplo, as aulas híbridas/salas invertidas”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo