SED participa da 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde


Num estande de 400 m², Secretaria de Desenvolvimento Econômico marca sua participação apresentando programas e repassando orientações  aos visitantes sobre as principais ações do governo

Na noite desta quarta-feira foi realizada a abertura oficial da 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde – Expo Rio Verde 2015, no Parque de Exposições da cidade. Durante a festa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) mantém um estande de apresentação e divulgação das ações e programas das cinco superintendências executivas e das suas jurisdicionadas, entre elas Emater, Agrodefesa, Ceasa e Goiás Fomento.

A SED – pasta comandada pelo vice-governador José Eliton – foi representada na abertura do evento pelo superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, que também representou o governador Marconi Perillo.  “A exposição de Rio Verde já é referência na região, não só pelas atrações artísticas, mas pela qualidade e apoio direcionado aos produtores. O Governo de Goiás fez questão de estar presente e montou um estande completo aqui na exposição para atender as solicitações dos produtores”.

A Exposição Agropecuária é uma realização do Sindicato Rural de Rio Verde e é conhecida por promover o Melhor Rodeio em Touros do Brasil. A expectativa de público, segundo os organizadores, é de 250 mil pessoas, um recorde. E a de faturamento é de que nos dez dias de festa, o movimento chegue a R$ 20 milhões.

Estande

Num estande de 400 metros quadrados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico marca a sua participação na exposição, apresentando programas e repassando orientações aos visitantes sobre as principais ações do governo. Cinco profissionais da SED, um de cada superintendência executiva – Ciência e Tecnologia; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Indústria e Comércio; Comércio Exterior; e Desenvolvimento Regional – estão no estande no parque agropecuário.

Participam, também, das atividades de divulgação das ações do governo estadual em Rio Verde servidores da Emater, da Goiás Fomento, da Agrodefesa e da Ceasa, com atendimento aos visitantes e distribuição de folders, apresentação de produtos e esclarecimentos técnicos sobre diferentes iniciativas e programas, entre eles o Lavoura Comunitária, o Programa de Irrigação, os Arranjos Produtivos Locais, o Artesanato Goiano e Comércio Exterior.

Além de uma equipe do estande da SED, a Agrodefesa mantém no parque agropecuário de Rio Verde uma unidade móvel para atuação direta junto aos expositores, durante todas as atividades envolvendo animais.

Tradição

A tradicional festa de Rio Verde é preparada com meses de antecedência e inclui eventos sociais antes do início do período de exposições que, neste ano, começou no dia 9 de julho e termina no próximo dia 19. Quatro dias antes do início é realizada a Queima do Alho, e três dias antes do evento, é realizado o Baile das Comitivas, para a confraternização de expositores e familiares e para a escolha da rainha e das duas princesas do concurso Garota Rodeio. Há, também, Desfile de Cavaleiros pela Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade, e quatro grandes shows que, nesta edição, tiveram um público total de 75 mil pessoas.

A 57ª edição da festa agropecuária de Rio Verde inclui, ainda, demonstrações diárias de fabricação de cachaça, de transformação caseira de carne suína, de olericultura orgânica e agricultura urbana, processamento de mandioca, e de artesanato de couro; além da Prova dos Três Tambores, rodeio em carneiros e mini-touros e tardes de autógrafos dos peões e locutores de rodeios, entre outras atrações. Durante o evento, é realizado o julgamento das raças Nelore, Canchim e Holandês.

O ponto forte da festa é o rodeio em touros que acontece de quinta-feira a domingo e que se tornou o maior do país. Teve seu auge em 1997 quando trouxe campeões de São Paulo e também Adriano Moraes, campeão mundial de rodeio. Depois desse ano, em que ganhou o primeiro troféu de melhor rodeio em touros, a competição recebeu outros 11 troféus, consolidando-se como o melhor do país. Neste ano, além da programação com grandes atrações da música sertaneja, o baixo preço dos ingressos e portões livres em alguns dias da semana resultaram em recorde de público até o momento.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo