SED participa da oficina Rotas de Integração Nacional


O secretário de Desenvolvimento (SED), Thiago Peixoto, representando o governador Marconi Perillo, participou hoje (07/04) pela manhã da abertura da Oficina de Trabalho Região Centro-Oeste: Rotas de Integração Nacional. O evento promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), foi realizado na Superintendência de Agricultura da SED.

Thiago Peixoto destacou a importância da Sudeco para o país, por meio do apoio ao desenvolvimento dos Estados da Região Centro-Oeste, “que hoje, do ponto de vista econômico, é a região que segura a economia do país”. “Nós somos um estado extremamente promissor, que, do meu ponto de vista, como todos do Centro-Oeste, faz parte do Brasil que dá certo. E a Sudeco lidera este movimento do Brasil que dá certo”, ressaltou o secretário.

O titular da SED também lembrou da criação do Consórcio Brasil Central, ação dos governadores do Centro-Oeste. “Estas duas instituições, Sudeco e Consórcio Brasil Central, são extremamente complementares. Por exemplo: o Consórcio Brasil Central tem como função executar políticas públicas regionais, e a Sudeco tem todo o potencial para nos ajudar a formular estas políticas públicas, pensar o desenvolvimento regional e, mais do que isso, fomentar essas ações por meio de financiamentos do FCO e do FDCO. Ou seja, uma ação complementa a outra”, frisou.

O evento foi avaliado pelo secretário como um momento fundamental para o sucesso das ações a serem executadas. “É muito importante financiamento, é muito importante recursos, mas não adianta recurso e nem financiamento sem um bom planejamento, sem uma boa visão de desenvolvimento regional”.

O superintendente da Sudeco, Cléber Ávila, definiu a instituição como um instrumento para o desenvolvimento regional. “Estamos trabalhando para desenvolver mecanismos e instrumentos para trazer para o Centro-Oeste uma política de desenvolvimento consolidada, baseada no que o secretário Thiago falou em planejamento e em aplicação de recurso”, disse Ávila.

A participação da Emater como parceira das ações da Sudeco também foi lembrada pelo superintendente da Sudeco. “A Emater tem um papel fundamental neste processo que é de capacitar e dar assistência técnica nos APLs”, destacou Ávila.

Cléber Ávila explicou que o evento realizado hoje tem como objetivo validar, junto aos participantes, a cadeia leiteira como prioritária na Região Centro-Oeste, para assim trabalhar a estruturação e integração dos APLs da Região. “A intensão é levar resultados efetivos para a esteira de decisões. Para podermos discutir maneiras de facilitar o acesso dos envolvidos nos APLs ao FCO, e estratégias de atrair empresas consumidoras do que for produzido pelos APLs”, concluiu o superintendente da Sudeco.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo