SED Adiante realiza mais de 17 mil atendimentos em Quirinópolis
Ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cidadã tiveram procura maciça da população do município; Caldas Novas é o próximo destino do Programa
Em sua segunda edição, o programa SED Adiante registra procura histórica por atendimentos em Quirinópolis, município localizado na região sudoeste do Estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) foram mais de 17 mil atendimentos realizados em dois dias.
A parceria entre a SED e a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) levou aos moradores do município ações de cidadania, cultura e incentivo ao setor produtivo por meio da divulgação de linhas de crédito para micro e pequenas empresas.
Entre os principais cursos e palestras oferecidos estavam o “Plano de Negócios” e “Abertura de Empresas”, que ensinam técnicas de planejamento empresarial com orientações para montagem e condução do negócio. O curso é pré-requisito para o acesso ao Crédito Inclusivo, com financiamentos que vão de R$ 2 a R$ 25 mil, com juros de 1,35% ao mês.
Com foco voltado a empresários e empreendedores individuais, o curso, de certa forma, promove o fortalecimento da economia local, permite o acesso a linhas de crédito e gera renda e empregos para os municípios atendidos. Ao final, os participantes receberam certificados de participação.
Segundo o Superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SED, Thiago Falbo, o SED Adiante de Quirinópolis superou todas as expectativas. “Atendemos centenas de pessoas com o interesse de se formalizarem e de utilizar os benefícios de capacitação e crédito, disponibilizado pelo nosso agente financeiro, que é a Goiás Fomento”, afirmou.
Procura por serviços
Para Thiago Falbo, outro aspecto importante da capacitação é a orientação para formalização do negócio. “Mais de 30 empreendedores passaram pelo curso de capacitação”, comemora o superintendente.
Durante a segunda edição do SED Adiante foram feitas ainda mais de 90 Carteiras do Artesão. Com elas, os beneficiários contam com isenção fiscal para a venda das suas artes. “Enfim, ações que promovem geração de emprego e renda para a população nos quatro cantos do nosso Estado”, pontuou o superintendente de Micro e Pequenas Empresas.
Também foram oferecidos no 2º SED Adiante emissão de documentos (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, passaporte do idoso e passe livre para deficientes), corte de cabelo, recreação e lazer, assistência odontológica (limpeza bucal e aplicação de flúor), assistência jurídica, orientações e serviços do Detran-GO, entrega de mudas de árvores e palestras socioeducativas.
FCO
Como parte dos serviços, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) realizou cerca de 56 atendimentos e palestras. A meta foi levar ao conhecimento dos moradores os objetivos do Fundo, onde pode ser aplicado e como contribui para o desenvolvimento na região sudoeste do Estado, onde Qurinópolis está localizada.
De acordo com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento do Estado / Fundo de Financiamento Constitucional do Centro-Oeste (CDE/FCO), Danilo Ferreira Gomes, durante os dois dias foram discutidas ainda sugestões de melhor distribuição dos recursos. “Deixamos na cidade mais uma semente germinada quanto à ação do Estado e a utilização do FCO como ferramenta de desenvolvimento não só do sudoeste, mas de todo o Estado de Goiás”, pontuou.
Quanto ao SED Adiante, Danilo é enfático ao afirmar que o programa, juntamente com todos os parceiros, cumpre o papel de levar conhecimento e serviços de cidadania aos municípios. “Atingimos nossos objetivos de fomentar o desenvolvimento e ações de cidadania por onde passamos”, concluiu.
Caldas Novas
O próximo SED Adiante vai ser realizado ainda neste mês de novembro em Caldas Novas, entre os dias 27 e 28. A primeira edição ocorreu em Posse, na região nordeste do Estado, entre os dias 9 e 11 de outubro.
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487