Reunião na SIC discute fortalecimento do comércio internacional

Responsável pela articulação com os diversos atores (públicos ou privados) que promovam o crescimento do comércio internacional, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realizou reunião nesta terça-feira (17) com empresários e representante da Secretaria de Economia para discutir questões técnicas e administrativas do comércio exterior que facilitem a vida das empresas goianas. 

Superintendente de Atração de Investimentos Internacionais, Plínio Viana, comandou a reunião, na qual os empresários apresentaram subsídios para o novo sistema informatizado do Governo de Goiás para emitir as GLME (Guias de Liberação de Mercadorias Estrangeiras). “Em uma parceria da SIC com a Secretaria de Economia, estamos ouvindo os futuros usuários para que o Sistema traga melhorias tanto para o Governo quanto para as empresas que o utilizarão”, informa Plínio.

Segundo ele, cabe à SIC articular com os setores internos do Governo que estejam envolvidos em cada situação que se apresentar, sempre ouvindo os usuários, contribuintes e empresas com foco no comércio exterior. 

Plínio ressalta que diante das dificuldades diagnosticadas pelos empresários para competir nesse mercado internacional, a SIC tem papel fundamental na facilitação desse processo, promovendo sempre a competitividade das empresas de Goiás, tanto no cenário nacional, quanto no internacional.

Segundo Plínio, a reunião de hoje teve foco maior na pauta da importação. Facilitar a entrada de insumos produtivos para as empresas goianas é ganhar competitividade e aumentar as receitas que hoje estão sendo auferidas nos estados que possuem portos. “Ou seja, não se perde receita e se aumenta a probabilidade de recursos que estão sendo arrecadados em outros estados virem para Goiás”, informa Plínio.

Também participaram da reunião William Rabelo, Gerente de Intercâmbio e Acesso ao Marcado; Jailton de Oliveira Gomes, Gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Economia; Ludmila Cunha Campos, diretora da Unoex Comércio Exterior; e Antônio Sérgio Tormin, da TComex – International Trade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo