Programa Lavoura Comunitária beneficia 445 entidades filantrópicas
















Titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), o vice-governador José Eliton entregou cerca de 600 toneladas de arroz e milho à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  Os grãos são provenientes do programa Lavoura Comunitária e serão divididos entre 445 entidades conveniadas em todo o Estado. 

A entrega simbólica ocorreu no dia 25 de fevereiro, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou também com a presença da primeira-dama e presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, e do superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima.

Em seu discurso, José Eliton ressaltou o perfil social do programa Lavoura Comunitária que, além de dar condições de trabalho e de sustento aos pequenos produtores, também beneficia diretamente a comunidade carente que encontra amparo em entidades conveniadas à OVG. “Esse é um exemplo do esforço desse governo em buscar desenvolvimento e trazer resultados efetivos para a população”. 

O vice-governador agradeceu o empenho, dedicação e compromisso dos servidores da extinta Secretaria de Estado de Agricultura (Seagro) com este projeto, classificado por ele como “exemplo para todo País” – os funcionários agora trabalham na Superintendência Executiva de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “É um programa que tem em sua gênese o atendimento ao homem do campo e a valorização do indivíduo”, pontuou o secretário.

O programa “Lavoura Comunitária” é realizado pelo governo de Goiás desde 1999 e fornece a pequenos produtores insumos e apoio técnico para o plantio da safra. Em contrapartida, parcela do que for colhido (4% do total) é repassada a entidades filantrópicas por meio da OVG.

“A Secretaria cumpre, neste momento, uma das atividades que bem simbolizam o objetivo mais sensível do esforço que todos, no governo, realizamos em prol do crescimento: a garantia do bem-estar social de todos os goianos, em especial daqueles que tanto necessitam da ação do poder público”, disse o vice-governador.

Cidadãos beneficiados
O superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio de Lima, parabenizou a equipe envolvida no programa e lembrou que aquele momento era o de “colher frutos”.  “O que estamos vendo aqui é um evento idealizado não para promover o Estado, mas para que as pessoas recebam aquilo que se espera de um governo”, declarou.

A presidente da OVG, Valéria Perillo, adotou discurso semelhante: “Essa é uma ação de cidadania e garante que o pequeno produtor sustente sua própria família. Além disso, esse alimento muda, pra melhor, o dia-a-dia das instituições beneficiadas”.

O presidente da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, frei Nixon Carvalho, falou em nome das entidades que receberão arroz e milho. “Se não fossem lindos gestos como esse, não teríamos condições de trabalhar”. E agradeceu o comprometimento do Estado com os mais necessitados.

Histórico
Desde a criação do “Lavoura Comunitária”, em 1999, 526.448 famílias já foram beneficiadas. Todos os produtores que cumprem os requisitos legais têm oportunidade de receber apoio do Governo do Estado. A medida possibilita a melhoria de renda e integra o modelo de políticas públicas adotadas pelo Governo de Goiás para promover a melhoria na qualidade de vida dos goianos.

 

 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo