Preservação de sementes é destaque em Feira de Troca na Agro Centro-Oeste

Divulgação/ IF Goiano

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou da organização da Feira de Troca de Sementes Crioulas, realizada na última quinta-feira (28/4) durante a Agro Centro-Oeste 2016. Pela segunda vez, a Unidade Local da Emater de Mineiros contribui com a feira.

Os interessados em adquirir as sementes crioulas se reuniram no campo de futebol do Campus Urutaí, onde foi montada a Feira de Trocas de Sementes Crioulas.

As sementes crioulas são sementes tradicionais, mantidas e selecionadas por várias décadas através da agricultura familiar. A agrônoma e supervisora da Unidade Local da Emater de Mineiros, Márcia Maria de Paula, destacou que as feiras de trocas têm como objetivo disseminar espécies que estão se perdendo devido à modernização da agricultura.

Ainda para Márcia Maria de Paula, o objetivo das trocas é descobrir onde as sementes crioulas se encontram para repassa-lás para os agricultores. “ A ideia da feira é resgatar os grãos para se ter acesso a alimentos de qualidade”, destacou a supervisora.

A supervisora destacou ainda que, ao final da feira de troca houve uma homenagem aos guardiões de sementes crioulas.

Também participou do evento, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Familiar (NEAF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) de Jataí. A equipe trouxe sementes crioulas de diversas variedades para a troca, entre elas o milho crioulo.

Em Jataí, o grupo busca preservar a cultura das sementes, emprestando os grãos aos agricultores para que eles plantem e devolvam as sementes depois da colheita. A instituição divulga o serviço em redes sociais e por meio de cursos de extensão sobre o tema.

O evento

A 14ª Agro Centro-Oeste Familiar foi realizada entre os dias 27 e 29 de abril no IF Goiano no Campus Urutaí. O objetivo do evento foi promover a agricultura familiar como segmento produtivo para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros para a população.

Palestras, oficinas, minicursos, demonstração de tecnologias, encontros e feira de trocas foram algumas das atividades realizadas durante o evento. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) levou ao evento o tema “Fruticultura do cerrado”.

Supervisão de Comunicação da Emater

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo