PIB de Goiás cresce acima da média do paÍs no 1º trimestre
Com alta motivada pelo setor da indústria e de serviços o crescimento foi de 4.1%. O levantamento foi realizado pelo instituto Mauro Borges
Durante todo o ano de 2021 o PIB goiano havia ficado abaixo da media brasileira de acordo com os levantamentos trimestrais.
Já em 2022 o crescimento no mesmo período foi de 4.1%. A variação ficou acima da média nacional de 1.7% pela primeira vez desde o último trimestre de 2021.
Os dados foram apresentados no boletim econômico do IMB, com base nos relatórios do Instituto econômico de Politicas aplicadas (IPEA) Banco Central do Brasil (Bacen) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)
O relatório apresenta também o crescimento acima da media nacional nos serviços cerca de 5,7% em Goiás, no Brasil a melhora foi de 3.7%. Dentro do setor se destacaram os serviços prestados a família e o turismo.
A indústria recuos a nível nacional 1,5%, em Goiás o crescimento foi de 4,3% positivo, puxado pela construção civil, pela indústria extrativista e pelos serviços industriais de utilidade pública.
Setores como fabricação de veículos automotores e produtos alimentícios também apresentaram taxas positivas.
O titular da Secretaria de Estado de Industria, Comercio e Serviços de Goiás comentou a boa noticia “os resultados positivos em Goiás são fruto da gestão do Governador Ronaldo Caiado para a retomada da economia, com as linhas de créditos voltados as micros e pequenos empresários, o FCO e a política de incentivos para os empresários”
O estudo ainda mostra os resultados positivos no mercado de trabalho com 38 mil novos empregos gerados, Goiás foi o sexto estado brasileiro que mais criou vagas e o primeiro do Centro-Oeste com base nos números do Caged (Cadastro Nacional dos Empregados e Desempregados) e da secretaria Especial da Previdência e do Trabalho.
Secretaria de Estado de Indútria, Comércio e Serviços de Goiás
Foto: Rodrigo Cabral