PIB de Goiás cresce 5,3% no terceiro trimestre de 2023 e supera a média nacional
Com destaque para os setores de serviços e indústria, a agropecuária também contribuiu para os resultados positivos do PIB goiano
O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 5,3% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, sem ajuste sazonal. O percentual supera o avanço do PIB nacional, que foi de 2% no mesmo período. As informações constam no boletim sobre a Conjuntura Econômica de Goiás, referente ao terceiro trimestre do ano, divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
No acumulado nos últimos 12 meses, a alta é de 5%, enquanto na variação acumulada no ano, o PIB de Goiás manteve um crescimento positivo de 4,8%. Quando se trata dos setores em destaque na alta da economia goiana, a Indústria apresentou um crescimento de 2,0% no terceiro trimestre de 2023, relacionando ao mesmo período do ano anterior. Para efeitos de comparação, a Indústria brasileira apresentou taxa de 1,0% no mesmo período.
Em Goiás, a indústria de transformação foi a mais proeminente, exibindo ótimos dados no trimestre (4,1%). Na Pesquisa Industrial Mensal (PIM/IBGE), para a indústria de transformação, cabe destacar a manutenção de taxas positivas na atividade de fabricação de produtos alimentícios nos três meses do segundo trimestre, que acumulou no ano um crescimento de 7,0%. A atividade de fabricação de produtos químicos e farmacêuticos também manteve uma boa taxa acumulada durante o ano (1,6%).
No terceiro trimestre de 2023, o setor de serviços em Goiás cresceu 2,2%, e 1,8% no Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Os números em evidência marcam o 11º trimestre consecutivo de variações positivas em Goiás para o setor.
Os principais resultados positivos da área de serviços se devem às atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (9,2%); de transporte (7,4%) e de artes, cultura, esporte e recreação e outros serviços (5,6%).
Outro destaque foi o aumento dos números da agropecuária, com variação de 21,8%, na comparação do terceiro trimestre de 2023 com a mesma época do ano anterior.
“Apesar dos resultados positivos, pretendemos manter a forte tendência de crescimento em Goiás com a atração de novas indústrias e gerações de mais empregos, à exemplo da CHINT Power, que se instalará no estado após o sucesso da Missão à China em Novembro”, enfatiza o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás