PEIEX: Cursos de capacitação para empresários que querem exportar
Empresários, gestores e supervisores de empresas de micro e pequeno portes, estabelecidas nos municípios de Pirenópolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Goiânia, Bela Vista de Goiás e Inhumas participaram, na última semana, na Escola de Governo, de curso gratuito de capacitação para empresários atendidos pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). A ação resulta de parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior, Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG). A SED tem como titular o vice-governador José Eliton.
O curso é ministrado por professores da UFG que participam do projeto e ocorrerão uma ou duas por semana até o final de novembro. Além disso, será oferecida, futuramente, oficina de competitividade na área de Comércio Exterior (“Estruturando a empresa para o Comércio Exterior”) – é a primeira vez que tal iniciativa será realizada direcionada a empresários. Outras duas oficinas terão datas confirmadas em breve.
“A oferta do curso também tem a ver com as demandas mapeadas nas empresas por meio dos Relatórios Diagnósticos que são feitos previamente, quando é possível levantar todas as necessidades de cada uma delas”, esclarece a coordenadora do PEIEX em Goiás, Alessandra Gomes. São pesquisadas na empresa e inseridas na capacitação informações sobre setores vitais, como financeiro, comercial, formação de preços, recursos humanos, planejamento estratégico, técnica de vendas, marketing e planejamento para comércio exterior.
Depoimento
Uma das participantes do curso de capacitação, a empresária Patrícia Mercês, 30 anos, fala da sua disposição em preparar melhor sua empresa para novos mercados. “Temos uma empresa familiar, de pequeno porte, que constituímos em 2001 e há um ano e meio estamos modificando sua estrutura e o mix de produtos. Por isso a necessidade que senti de focar nessa possibilidade de exportar, de abrir novos mercados”, disse. A empresa, uma indústria de cerveja artesanal, iniciou as atividades gerando cinco empregos diretos. “Hoje empregamos 12 pessoas e queremos crescer mais nos próximos dois anos”, diz.
Com apoio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Patrícia quer dobrar sua capacidade instalada de produção, hoje de 60 mil litros, em dois anos. “Busco a qualificação do PEIEX e projeto a expansão da nossa indústria. Ou seja, desafio a crise com muito trabalho”, diz ela, visivelmente entusiasmada.
Saiba mais
Criado no início de 2009 pela Apex-Brasil, o PEIEX é um projeto que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias. Nesse sentido, o programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos dessas empresas e foi eleito pela ONU como o melhor projeto de apoio às empresas do mundo.
O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 30 núcleos operacionais, localizados em várias cidades do Brasil, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado.
Benefícios para as empresas
Entre os benefícios para as empresas estão o acesso ao conhecimento transmitido pelos técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas por eles sem custo para a empresa. Após o trabalho de análise feito pela equipe do PEIEX, a empresa aumentará, certamente, a sua competitividade, tornando-a apta a conquistar novos mercados e enfrentar desafios, como a exportação.
O trabalho do técnico extensionista não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas, verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa. Também é fundamental sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.
Para inscrever a empresa no programa, deve-se preencher a Ficha de Inscrição disponibilizada pela equipe técnica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás e aguardar posterior contato para agendamento da visita técnica e início dos trabalhos.
O trabalho será feito por um técnico extensionista e constituirá de visitas para avaliação da empresa em todas as áreas funcionais, apresentação de um relatório diagnóstico, sugestão de implantação de melhorias. O relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos apoiados por capacitações direcionadas ao empresário e sua equipe.
Mais informações sobre o PEIEX em Goiás podem ser obtidas com Alessandra Gomes, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelos telefones (62) 3201-5573 e 3201-5583.
Fotos: Marcos Prado
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487