Na Tecnoshow 2015, vice-governador destaca empenho dos produtores goianos


 Ao lado de três ministros de Estado, José Eliton participou da abertura da 14ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde

Ao lado de três ministros de Estado – Kátia Abreu (Agricultura), Vinicius Lage (Turismo) e Joaquim Levy (Fazenda) -, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, abriu oficialmente, nesta segunda-feira (14/04), a 14ª edição da Tecnoshow Comigo, uma das maiores feiras de agronegócios do País. “Tenho orgulho em participar de uma feira que reflete o dinamismo e a imensa capacidade de nossos empreendedores, que constantemente demonstram superação e atitude para seguir em frente como protagonistas mundiais na produção de alimentos”, disse ele.

José Eliton, que também representou o governador Marconi Perillo no evento, ressaltou o empenho e dedicação dos produtores, em especial dos da região Sudoeste do Estado. “Mais uma vez Goiás exibe a força, a vitalidade e a determinação dos que atuam no campo para gerar, com qualidade, os produtos que movimentam nossa economia e alimentam milhares de famílias ao redor do mundo”, enfatizou o vice-governador e titular da SED.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não só enfatizou a importância da região Sudeste para o agronegócio brasileiro e para a produção de alimentos, como afirmou que, diante dos desafios de fazer a economia brasileira voltar a crescer, os sinais “mais positivos” vêm da agroindústria, o que o faz crer na importância deste setor para que a economia deixe, num futuro próximo, este cenário de retração. “Com os ajustes necessários, em breve veremos nosso País novamente nos eixos do desenvolvimento e fora da crise”, destacou Levy.

Os organizadores celebraram o fato de que ele foi o primeiro ministro da Fazenda a participar da feira. Esta é a segunda vez que Levy vem a Goiás em menos de uma semana. Na última sexta-feira, 10 de abril, ele participou, na Capital, de reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A Tecnoshow, que segue até o dia 17 de abril no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, tem como um dos objetivos apresentar técnicas e soluções para aumentar a produção e a competitividade do agronegócio goiano no mercado internacional. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas (pequenos plantios demonstrativos onde os visitantes podem ver de perto a qualidade dos produtos desenvolvidos), animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental e dinâmicas de máquinas são atrativos da feira.

O evento, hoje considerado referência para a região Centro-Oeste, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura. A expectativa total de público é de 100 mil pessoas.

Apoio
O presidente da Tecnoshow Comigo, Antonio Chavaglia, reivindicou aos ministros que ali representavam o Governo Federal mais apoio aos produtores rurais e a viabilização de programas que, segundo ele, são fundamentais para o desenvolvimento e segurança no campo. “Não é possível que um País do tamanho do Brasil destine tão pouco recursos para a produção agroindustrial”, ponderou Chavaglia. “Não podemos deixar as pessoas abandonarem o campo. Temos de proteger a renda do produtor rural. Sem acesso ao crédito e preços mínimos decentes, o produtor não consegue sustentar sua família com dignidade”, acrescentou.

Em resposta às demandas apresentadas pelo presidente da Tecnoshow Comigo, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu – ela já presidiu a Confederação Nacional de Agricultura – afirmou que em breve o Governo Federal deverá ampliar programas de crédito e projetos que amparem os produtores rurais. “Tenho, no ministério, ‘carta branca’ da presidenta Dilma Rousseff para procurar soluções que vão de encontro aos anseios e aos desafios dos produtores”, ressaltou Kátia Abreu.

De acordo com o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, o público que ali estava representava um setor da economia brasileira que tem investido “fortemente em tecnologia e formação de mão de obra qualificada”. “Parte desse resultado nós podemos ver aqui na própria feira”, destacou.

Para o ministro do Turismo Vinicius Lages, eventos como a Tecnoshow ultrapassam as fronteiras do Ministério da Agricultura e requerem atenção especial, parcerias e sinergia entre pastas que comungam de objetivos comuns. Como exemplo, Lages mencionou o turismo de negócios, pouco difundido no Brasil, mas que movimenta fortemente a economia nacional. “Queremos ampliar ainda mais os negócios e chamar a atenção de turistas brasileiros e internacionais para oportunidades como esta”, disse.

Além do vice-governador, dos ministros de Estado e do prefeito Juraci Martins, também prestigiaram a abertura da 14ª Tecnoshow Comigo a senadora Lucia Vânia (PSDB) e prefeitos da região; o deputado estadual Lissauer Vieira (PSD); o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD); presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner; e o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, entre outros. 

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo