Mineração e sustentabilidade são pautas de agenda do Governo e Universidade da Holanda

Em reunião que ocorreu na última semana, representantes das secretarias de de Indústria e Comércio e Meio Ambiente e abordaram pauta sdurante conversa com pesquisadores de universidade holandesa; a ideia da comitiva é a de entender o trabalho com minerais específicos, como terras raras e nióbio

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (Semad) receberam, na última semana, representantes da Universidade Erasmus Rotterdam, da Holanda, para discussão sobre o desenvolvimento sustentável da mineração no Estado. Além de superintendentes da SIC, servidores da Semad também contribuíram com o relato sobre a realidade da mineração no território goiano. A audiência aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Liderado pelo pesquisador Filipino Jojo Nem Singh, o grupo vindo da Holanda questionou, por exemplo, como é possível impulsionar a atividade mineradora sob parâmetros sustentáveis; quais são os investidores; o desenvolvimento regional a partir do trabalho; parcerias locais; e o aproveitamento das vocações regionais para crescimento dos municípios a partir da mineração. O propósito da pesquisa é o de entender melhor o uso de minerais estratégicos, como terras raras, lítio e nióbio e como podem ser utilizados para promover inovação e desenvolvimento industrial e tecnológico.

A superintendente de Mineração da SIC, Livia Parreira, apresentou um resumo sobre políticas e estratégias de desenvolvimento do setor mineral atrelado a noções de cidadania, mobilização social e produção de energia limpa. "Já somos o 4º em produção de minérios no Brasil e essas temáticas são convergentes com o Plano Estadual de Mineração, em execução pela SIC”, afirma. 

O Governo reafirmou a importância de se manter um canal perene de comunicação com a sociedade, como forma de desconstruir a noção da mineração como vilã. “Vamos nos aproximar cada vez mais da sociedade, seja por meio de audiências públicas, quando cabível, ou através das condicionantes de responsabilidade social dos empreendimentos, isso faz parte da construção em conjunto”, destacou José Bento da Rocha, subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Semad.

Além de Singh, Parreira e José Bento, participaram do diálogo a representante da universidade Eliza Massi; o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Disarz; e o superintendente de Desenvolvimento Regional da SIC, Danilo Arraes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo