José Eliton recebe multinacionais que oficializarão parcerias com o estado


Empresas vão firmar contrato com Governo de Goiás para transferência de tecnologia na produção de medicamentos e saneante hospitalar

O presidente da Rusan Pharma, Navina Saxena, e o diretor da Steri-7, Nicholas David Ogle, foram recebidos na tarde desta terça-feira (22/09) pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton. As multinacionais venceram recentemente consulta pública realizada pela Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) para transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos como antirretrovirais, saneantes, tuberculostáticos e produtos para tratamento de tabagismo. Elas devem assinar contrato com Governo de Goiás nesta quarta-feira, às 14 horas, em solenidade no Palácio das Esmeraldas.

A Iquego e a farmacêutica indiana vão produzir adesivos de nicotina para atender o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A Iquego vai receber suporte da Rusan Pharma com a transferência de tecnologia. A parceria será por meio de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) que envolve a cooperação mediante acordo entre instituições públicas e entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do País em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS.

Desde 2002, o tratamento do tabagismo é subsidiado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  A empresa estará ainda em um terceiro acordo para a transferência de tecnologia para fabricação de medicamentos antirretrovirais e tuberculostáticos. Com a britânica Steri-7, o Governo de Goiás deve fechar acordo  para a transferência de tecnologia para a fabricação de saneantes hospitalares.

Navina Saxena fez uma apresentação sobre sua empresa, de capital e origem indiana, que detêm soluções inovadoras para diversas doenças. O empresário esclarece que a indústria já conquistou importantes mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia. Ele disse também que tem  interesse em trazer uma planta industrial para Goiás.

José Eliton avaliou como ‘um grande avanço’ a parceria entre as empresas e a Iquego. “Esses medicamentos ajudarão no tratamento de doenças graves e que carecem de atenção do governo. É o caso, por exemplo, da dependência química, que gera transtornos e despesas ao poder público”, afirmou.

Inova Goiás
Na reunião, o titular da SED fez questão de falar do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (InovaGoiás), lembrando aos empresários que este programa atua também  na área de saúde do Estado. “Convido as empresas a serem parceiras desse que é o maior programa de inovação do país e a permanecerem neste que é o melhor Estado para se investir no Brasil”, disse, citando também as condições oferecidas pelo Governo de Goiás para as empresas que desejam se instalar no Estado.

A presidente da Iquego, Andrea Vecci, que acompanhou a audiência,  esclareceu que todos os contratos terão duração de cinco anos. Nos primeiros dois anos, a Iquego importará os produtos para distribuição no mercado brasileiro e, após esse período, iniciará o processo de internalização da tecnologia para produção em seu parque fabril. Segundo ela, o procedimento segue o mesmo protocolo utilizado na parceria com a empresa taiwanesa HMD Biomedical para a produção de glicosímetros.

Fotos: André Saddi

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo