José Eliton destaca potencial científico do estado em Congresso da PUC Goiás


Evento integra atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado

 

O governador em exercício, José Eliton, participou nesta terça-feira (27/10) da solenidade de abertura do 1º Congresso de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), no Centro de Convenções, no Campus II. Ao lado do reitor Wolmir Amado e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Milca Severino, o governador destacou o Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás, e a capacidade da comunidade científica do estado em formular e promover a ciência, a pesquisa e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico.

O Congresso da PUC Goiás, que inscreveu cerca de oito mil participantes, entre eles estudantes de ensino médio da rede pública estadual, é uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado de Goiás e agrega os diferentes eventos que vinham sendo realizados pela universidade na sua Semana de C&T e que adquire um novo status em função do destaque que a ciência e a inovação ganha no estado, conforme o reitor Wolmir Amado. “Queremos sinalizar o momento especial do estado de Goiás que está sob o marco da inovação e que vem desencadeando toda uma ação vista da competitividade, do aperfeiçoamento das instituições, das empresas no caminho da competência, da qualidade, da pesquisa científica”, disse.

Ao saudar os participantes do 1º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, o governador em exercício José Eliton ressaltou o trabalho do reitor Wolmir Amado e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Milca Severino, e destacou a revolução que o estado de Goiás está promovendo por meio do Inova Goiás. “É o maior programa de inovação do país e que está unindo o setor privado, o setor público e a academia, para dar maior competitividade à economia, mantendo-a com indicadores acima da média nacional”, afirmou.

“Queremos um estado que crie seu próprio caminho, que aponte a direção, que mostre ao Brasil e ao mundo a capacidade criativa que aqui temos, seja na academia, seja no laboratório de pesquisa, seja numa garagem de fundo de quintal, para que possamos aumentar nossas patentes, aumentar nossas divisas e ampliar as nossas fronteiras”, disse José Eliton. Segundo ele, os esforços do Governo com o Inova Goiás são no sentido de consolidar o processo de desenvolvimento econômico e social, garantindo o protagonismo do estado.  

O evento, coordenado pela pró-reitora Milca Severino, integra 12 seminários, simpósios e fóruns de pesquisa, entre outras atividades, e reúne conferencistas de várias partes do país e de outros países, como Estados Unidos, Colômbia e a Suíça, entre outros. Mais de 800 trabalhos científicos serão apresentados, nas modalidades oral e pôster, durante o congresso que homenageia, por mérito científico, o professor da PUC Goiás José Carlos Libânio, doutor em Educação. A conferência de abertura foi proferida pelo cientista Ulisses Caramaschi, do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional, da Universidade do Rio de Janeiro, que falou sobre a História da Ciência no Brasil. 

A solenidade desta terça-feira, que contou com a apresentação de concerto didático da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, marca, também, a ocupação, mesmo que em caráter experimental, do Centro de Convenções da PUC Goiás que será oficialmente inaugurado em janeiro próximo.

 

Fotos: André Saddi

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo