José Eliton abre workshop de apresentação da plataforma iTec


“O desenvolvimento econômico só tem sentido quando melhora a vida das pessoas”, afirmou governador em exercício. Evento foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O governador em exercício, José Eliton de Figuerêdo Júnior, disse, na manhã desta terça-feira (07/04), que o Governo de Goiás irá priorizar a pesquisa aplicada como forma de promover o desenvolvimento econômico do estado com geração de empregos, aumento da renda da população, melhor distribuição dessa renda e aumento da renda per capita.  “O desenvolvimento econômico só tem sentido quando melhora a vida das pessoas”, afirmou José Eliton, que a partir da próxima quinta-feira, com o retorno do governador Marconi Perillo de missão à Portugal, reassume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). “A inovação tecnológica é o caminho para maior eficiência na produção de bens e incremento na renda”, acrescentou.

José Eliton participou, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, de workshop de apresentação da plataforma digital do Projeto iTec, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que, segundo destacou, será um importante instrumento de aproximação das demandas das empresas por inovação tecnológica de todas as pesquisas realizadas no país e, em especial, das pesquisas desenvolvidas no estado de Goiás. Segundo ele, o projeto do governo federal vem fortalecer ainda mais as ações do governo estadual que, por sua vez, busca promover maior integração entre as demandas da sociedade, do setor produtivo, e as soluções a essas questões.

De acordo com o governador em exercício, desenvolver o estado com vida melhor para todos é um grande desafio. Mas, que, da mesma forma que em São Paulo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) fez esse caminho, Goiás também prioriza a pesquisa aplicada, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e outras instituições de pesquisa, inclusive com cooperações legislativas, para que no futuro as entidades do setor produtivo interajam com a área de pesquisa, numa ação conjunta em que toda a sociedade ganha.

Conforme destacou na abertura do workshop, o tema da inovação tecnológica é de grande importância para Goiás, onde o governo tem a determinação de estar sempre à frente para garantir o desenvolvimento econômico do estado. “Este tema se tornou um desafio que se impõe a todos que querem preparar o futuro desse país”, acentuou.

Projeto iTec
O workshop do projeto iTec em Goiânia foi o segundo realizado pelo MCTI com a finalidade de apresentar o novo ambiente virtual que visa a interlocução de empresas com desafios tecnológicos com instituições de pesquisas e profissionais independentes, entre outros, que ofereçam soluções para esses desafios. A plataforma foi apresentada a pesquisadores e empresários goianos pela coordenadora de Gestão Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eliana Emediato, que destacou a capacidade empresarial do estado de Goiás, bem como o grande número de pesquisadores e o apoio do governo estadual como motivadores do encontro em Goiânia, o segundo no país, logo após o de Curitiba (PR).

O projeto iTec, lançado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, inclui a plataforma de acesso gratuito – WWW.plataformaitec.com.br – onde os participantes cadastram suas demandas e as soluções; um evento nacional para realização de negócios, que será realizado em abril, em São Paulo – o Encontro iTec 2015; e esses workshops para divulgação do projeto.

Participaram, ainda, do workshop em Goiânia, o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad; a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Maria Zaira Turchi; e o presidente interino da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Antônio Almeida; além de representantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG); entre outros.

Qualificar e Inovar
Para o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a inovação tecnológica é uma das duas ações importantes para se reduzir a distância entre a performance econômica do estado de Goiás, 9ª economia do país, e a renda per capita que ainda não corresponde à economia do estado, ou seja, para melhorar o ganho médio dos goianos. Segundo ele, a segunda ação é a busca obstinada pela qualificação profissional, o que tem dado ao estado posição de destaque no cenário nacional, com mais de meio milhão de pessoas atendidas com o Bolsa Futuro, por exemplo.

Mauro Faiad destacou, entre os esforços do governo, o programa de incubadoras e os parques tecnológicos – quatro já estão credenciados no estado -, passando pelos condomínios tecnológicos e pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que também são destaques entre os estados brasileiros. Segundo o superintendente, a plataforma do projeto iTec facilitará o encontro de demandas e ofertas por inovação, dando um up grade ao desenvolvimento econômico de Goiás com inovação tecnológica. “É com qualificação e inovação tecnológica que o Estado continuará crescendo acima da média nacional”, disse.

Fapeg
A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, destacou que a plataforma iTec tem o importante papel de estabelecer a interlocução entre os empreendedores e a comunidade científica, o que no Brasil precisa ser aprofundado. “Na Alemanha, os pesquisadores estão nas empresas”, lembrou Zaira, justificando, porém, que em Goiás o ambiente é favorável a essa interlocução: “Temos capacidade instalada, empresários mobilizados para conhecer e inovar e temos um governo comprometido com a inovação tecnológica”, disse.

Ela afirmou que o estado de Goiás tem tido uma atividade expressiva na área de inovação. Entre os principais programas desenvolvidos pela Fapeg ela destacou o PAPPE – Integração (Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e o Tecnova.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo