José Eliton abre oficialmente a 70ª Exposição Agropecuária de Goiás


Durante a solenidade ele destacou esforços do Governo do Estado para fortalecer o setor produtivo; embaixadores de diversos países marcaram presença no evento

O governador em exercício, José Eliton, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (13/05), a 70ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás e a 30ª Exposição Internacional de Animais, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Durante a solenidade, José Eliton destacou os esforços do Governo do Estado para fortalecer o setor produtivo primário que, segundo ele, é o que tem grande potencial para capacitar Goiás para superar mais facilmente o cenário de crise por que passa o Brasil.

A solenidade de abertura da feira, promovida pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), contou também com a presença de prefeitos goianos, parlamentares e dos embaixadores da Líbia, Tunísia, Guiné Bissau, Holanda, Bielorrússia, Mongólia e Filipinas, entre outras autoridades, representantes do setor produtivo.

O governador em exercício enalteceu o trabalho da diretoria da SGPA e a trajetória da entidade, que, desde o seu criador, Altamiro de Moura Pacheco, até os dias atuais, em que está sob a liderança de Hugo Goldfeld, tem ajudado a construir e a preservar a história e a tradição goianas. Disse que, por meio daquela exposição, Goiás celebra um dos momentos mais importantes de sua história, celebra a convergência das famílias que vão ali se divertir, buscar conhecimento e oportunidades de adquirirem produtos através dos leilões de alta qualidade.  

Conforme enfatizou José Eliton, a 70ª Exposição Agropecuária é uma festa que demonstra o dinamismo do setor produtivo goiano. “Especialmente da produção primária do estado de Goiás, muito bem representada pelas nossas tradições, às quais a exposição acaba por resgatar e por consolidar”, disse.

Potencial
Ainda na solenidade, o governador em exercício lembrou que na década de 90, foi o setor produtivo o responsável pelo equilíbrio das taxas inflacionárias brasileiras, pelo controle da economia, na medida em que sustentou as bases do Plano Real. “Hoje, passados mais de 20 anos desse advento da estabilidade nacional, é mais uma vez a agricultura e a pecuária as responsáveis por resgatar o Brasil nesse momento transitório difícil por que passa o país”, afirmou.

Segundo o vice-governador, a exposição simboliza o protagonismo, a pujança e a força do setor produtivo do estado de Goiás, que tem incorporado tecnologias e registrado nos últimos anos um salto de qualidade gigantesco na produtividade. Nesse sentido, ele exemplificou citando o trabalho que é feito em Goiás pela Emater que está resgatando todo o seu parque de pesquisas e investindo no fomento de pesquisas para o agronegócio. A Emater é jurisdicionada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), pasta que volta a ser comandada por José Eliton nesta quinta-feira (14/05), com o retorno do governador Marconi dos EUA.

Ainda neste contexto, José Eliton destacou que é a produção primária a responsável pelo superávit na balança comercial goiana. “Até o mês de janeiro a carne era o principal produto de exportação, agora, em função da sazonalidade, é a soja que mantém os índices altos da exportação dos produtos goianos que estão em diversos cantos do mundo”, justificou, convicto de que o estado continuará avançando e superando as dificuldades.

E ressaltou que o Governo do Estado está implementando políticas públicas que visam colocar Goiás como referencial em indicadores econômicos quando comparados com os do Brasil. “Estamos investindo em diversas áreas da agropecuária para o fortalecimento do setor, justamente para propiciar ao estado as condições necessárias para superarmos mais rapidamente o momento de crise”, declarou.

Participação da SED
À imprensa, José Eliton falou da participação do Governo de Goiás na 70ª Exposição Agropecuária, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que mantém um estande no parque agropecuário durante todo o evento. “A nossa presença aqui visa fomentar, discutir, as questões de interesse do setor produtivo e mostrar os programas desenvolvidos pela secretaria, pelo governo”, disse.

No estande, localizado no pavilhão 44, próximo à entrada da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, os visitantes terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, importantes projetos e programas desenvolvidos pela SED. Cada superintendência executiva terá equipe técnica e material de divulgação para atender o público. Três arranjos produtivos locais (APLs) ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico também irão expor seus produtos e oferecer degustações. São eles: APL de Apicultura do Norte, no dia 14/5, quinta-feira; APL de Cachaça Artesanal, dia 16/5, sábado; e APL de Orgânicos da Região Metropolitana de Goiânia, no dia 20/5, quarta-feira. 

Jurisdicionadas
Os órgãos jurisdicionados à SED também participarão do estande do Governo do Estado na exposição agropecuária. O Ceasa, além da tradicional mostra de frutas e verduras produzidas em Goiás, vai promover exposições de tomates-cerejas plantados em vasos e de uma abóbora gigante natural. O público infantil terá como atração as réplicas de animais em miniaturas, como os cavalos pôneis. A Goiás Fomento terá técnicos para informar os interessados sobre as linhas de crédito disponíveis. O estande será um posto de atendimento onde o público já poderá fazer o seu cadastro para pleitear benefícios. 

A Agrodefesa vai levar para o estande o seu Núcleo de Educação Sanitária que, além de apresentar todos os programas desenvolvidos pela agência, irá fornecer informações aos visitantes sobre os animais transmissores da raiva, um dos principais alvos do órgão. Os interessados poderão tirar suas dúvidas com os técnicos e ainda ver de perto exposição de morcegos preservados em formol. O público também terá acesso a informações sobre as campanhas de vacinação contra raiva e febre aftosa. 

Já a Emater preparou exposição com plantas nativas do cerrado, algumas melhoradas a partir de pesquisas. É o caso do pequi sem espinhos. Ainda serão expostas outras frutas nativas como baru e mangaba. A equipe técnica do órgão, com agrônomos e veterinários, estará à disposição para informações sobre criação animal e plantações diversas. Toda a ornamentação do espaço da Emater é feita com plantas típicas da região. Uma atração a mais para o estande do Governo de Goiás na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás.

 

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo