Itego Sebastião Siqueira conquista premiação nacional


O Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) Sebastião de Siqueira foi um dos premiados no 10º Prêmio “Construindo Igualdade de Gênero”, uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Política das Mulheres em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação e ONU Mulheres. 

Única instituição educacional do Estado de Goiás na premiação, o Itego vai receber, além do título, uma quantia de R$10 mil para investimentos em pesquisa e estudos referentes às questões da igualdade de gênero. A premiação será entregue dia 22 de setembro, na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em Brasília (DF). 

Segundo Patrícia Fernandes de Oliveira, supervisora de Integração Escola-comunidade do Itego Sebastião Siqueira, as ações com esse foco dentro da instituição tiveram início em 2008, quando foi criado um grupo de estudo em gênero, etnia e sexualidade com alunos e professores. Essa atividade foi a base para o projeto premiado. Mas não é a primeira vez que o Itego conquista esse reconhecimento. Em 2010, a Escola ganhou a sexta edição do mesmo prêmio. 

Segundo Patrícia, a iniciativa busca promover o pensamento crítico do aluno e dos professores sobre a igualdade de gênero e a valorização dos direitos humanos. Para o futuro, segundo ela, o objetivo é promover políticas públicas que fortaleçam essa temática na formação profissional. Atualmente as atividades do grupo de estudos alcançam os 1.394 alunos matriculados no Itego Sebastião Siqueira. O trabalho é desenvolvido a partir da inclusão da temática no currículo dos cursos técnicos como proposta transversal,  a produção de material didático pedagógico, a divulgação por meio de mídias sociais e lançamento de publicações diversas. 

O Itego Sebastião de Siqueira foi premiado na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. A premiação tem outras quatro categorias: Estudante do Ensino Médio; Estudante de Graduação; Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; e Mestre/Estudante de Doutorado. A instituição é mantida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).

 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 32015487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo