Itego em Artes Basileu França apresenta show “Alma de Maresia”


Espetáculo traz poesia de Dorival Caymmi, com direção de Ney Couteiro e direção artística e cenário de Mario Junior 

O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) em Artes Basileu França, da rede de educação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), promove na próxima quinta-feira (20/8), às 20 horas, o espetáculo “Alma de Maresia”, da cantora e compositora Sabah Moraes. No repertório, a poesia de Dorival Caymmi em canções como O bem do mar, Morena do Mar, Modinha pra Tereza Batista, Noite de temporal, O dengo que a nega tem, entre outras. O espetáculo tem a participação de Ney Couteiro, no violão, e de Chico Chagas, no acordeon, com direção musical de Ney e direção artística e cenário de Mario Junior.  

Sabah Moraes é cantora, compositora, educadora, atriz, poeta e roteirista. Possui graduação em Canto Lírico e Mestrado em Música, pela UFG, tendo pesquisado “O ensino do Canto Popular Brasileiro”, numa abordagem didática, técnica, vocal e performática. Em 2012, seu trabalho alcançou grande repercussão de crítica e público pela qualidade do espetáculo “Sabah Moraes interpreta Piaf”, em homenagem à cantora francesa, sob a direção musical de Ney Couteiro e direção cênica de Danilo Alencar. Outras montagens foram feitas por eles, sempre unindo a música ao teatro.

Trajetória

Em 2013, Sabah Moraes idealizou e montou o espetáculo “Divas do mundo e um ser de luz”, revivendo Clara Nunes, em comemoração a seus 15 anos de carreira. No mesmo ano, lançou seu primeiro livro de poemas, pelo projeto Prosa e Verso, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. Pela Lei Goyases, lançou seu primeiro DVD – “Um rio em mim” – em 2011, ao mesmo tempo em que lançou seu quarto CD “Somos notas de uma única canção”, com músicas de sua autoria, de cunho religioso infantil, encomendado pela Igreja Católica. No mesmo ano, recebeu a comenda Pedro Ludovico Teixeira, da Assembleia Legislativa de Goiás, em reconhecimento ao seu trabalho.

Seus CDs “Pedra”, que foi pré-indicado ao Prêmio Sharp; “Ave Encantadeira”,  que a lançou como poeta; e o infantil “O mundo é cheio de sons”, selecionado para o Prêmio Tim de Música de 2008, completam sua discografia. Ela teve participação especial, ainda, nos CDs Concertoria e Sonhares, de Ney Couteiro, e Espelho D’água e Cantiga de Abraçar, de Dércio Marques, entre outros.

A cantora iniciou seus estudos de canto em 1989, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, em Belém, com a professora Marina Monarcha; e fez cursos de Técnica e Interpretação Vocal, Prática de Lied, Prática de Canto Coral e Regência Coral, entre outros, tendo ocupado a função de maestro interno e assistente de técnica vocal na Ópera Don Giovanni (Mozart), em Fortaleza (CE), em 1992.

Fez parte do elenco das peças musicais “Puro Brasileiro” e “Café Cantante Punhal Reluzente”, sobre a obra de Garcia Lorca, e Abrazos, todas sob direção de Marcos Fayad. Teve participação especial, ainda, no curta metragem “Jocasta” e no documentário “A folia e o nascimento da tragédia no espírito da música”, além do premiado “Sonho de Humanidade”, do cineasta Amarildo Pessoa.


Ingressos

Os ingressos para o espetáculo desta quinta-feira estão sendo vendidos na Coordenação de Produção Cultural do Basileu França a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Na compra antecipada, prevalece o valor de meia entrada. Informações pelo telefone: 3201-4044. O Teatro Escola Basileu França fica na Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário, na Capital.

Comunicação Setorial
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo