Inova Goiás é apresentado na 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais


Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED moderou trabalhos no segundo e último dia da CBAPL

A superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Aline Figlioli, apresentou nesta quinta-feira (10/12) o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás, durante a 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (CBAPL), em Brasília (DF). Gerente de Inovação e Difusão Tecnológica da SED, Glady Duarte Correia também esteve no evento. 

De acordo com a superintendente, a iniciativa do Governo de Goiás foi apresentada dentro da perspectiva de “aumento da competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) por meio da inovação”. Aline Figlioli moderou ainda os trabalhos e discussões sobre Inovação e Tecnologia, com as participações de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Ministério da Saúde e APL da Saúde, de Ribeirão Preto (SP).

Ainda segundo a superintendente, o Inova Goiás, entre outros objetivos, tem como base as demandas do setor produtivo – considerados os APLs e outras formas de arranjos coletivos –, com soluções que podem ser propostas pelas universidades e demais instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs).

“As políticas públicas de geração de interseção entre os entes participativos é o diferencial do Inova Goias”, afirma Aline Figlioli ao ressaltar que o programa trabalha com o processo de inovação em tríplice hélice: instituições governamentais, iniciativa privada e academia.

Durante a apresentação, os Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Rede Itego) e seus modelos de atuação – educação profissional, serviços tecnológicos e demais ações de desenvolvimento, inovação e tecnológica – foram definidos como “unidades nucleadoras do Inova Goiás, de forma a atender as demandas dos APLs espalhados por todo o Estado”, explica a superintendente.

CBAPL
A 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (CBAPL) é realizada pelo Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Produtivos Locais (GTPAPL), que conta com 35 instituições, entre elas o Ministério da Cultura (MinC).

O encontro é um evento de caráter nacional, cujo objetivo central é aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs).

O evento reuniu e mobilizou os segmentos produtivos e as principais instituições governamentais e não-governamentais na construção de um espaço de debate voltado à compreensão das perspectivas e ao aprimoramento da atuação das instituições, na busca de soluções sobre políticas públicas diferenciadas para os empreendimentos organizados em Arranjos Produtivos Locais.


Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5488, 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo