Governo lança Cartão Rural e disponibiliza serviços da Agrodefesa no Vapt Vupt


E dá início à execução do maior programa de Inovação e Tecnologia do país – o Inova Goiás – que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

“Nós estamos aptos a entrar numa nova era de desenvolvimento, de renovação e tecnologia”, afirmou nesta quarta-feira (09) o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, ao participar, ao lado do governador Marconi Perillo, do lançamento do Cartão Rural, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O Cartão Rural é uma ação do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás) e habilitará os produtores pecuaristas para acessarem os serviços on-line da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e emitirem a Guia de Trânsito de Animais e outros documentos.

O lançamento foi feito durante solenidade de abertura oficial da 5ª edição do Goiás Genética, evento promovido pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), em parceria com o Estado e a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e outras instituições. Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agrodefesa firmaram também termo de compromisso com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) para a oferta dos serviços relativos à Agência de Defesa Agropecuária dentro das unidades de Vapt Vupt em todo o estado.

Cartão Rural

De acordo com José Eliton, o Inova Goiás, que sob a liderança do governador Marconi Perillo é o mais ambicioso programa de inovação tecnológica do país, reúne uma série de ações voltadas aos produtores rurais, começando pelo Cartão Rural. “Ao elaborar o programa, procuramos encaixar diversas ferramentas tecnológicas para simplificar a vida do produtor rural e do cidadão goiano”, lembrou, destacando que com o Cartão Rural, o produtor poderá, pelo celular ou do seu computador, esteja onde estiver, acessar a Agrodefesa e emitir a GTA, o documento de arrecadação (Dare) e outros.

“Isso vem facilitar a vida daquele que produz riqueza, que gera emprego e trabalho no campo”, disse José Eliton. Segundo ele, o cartão é uma ferramenta importante e que irá beneficiar 126 mil proprietários rurais que terão acesso ao sistema de vigilância sanitária do estado de Goiás. Conforme destacou o vice-governador, o setor produtivo primário é responsável pela reestruturação da economia brasileira. “Em 1994 foi o setor responsável pela estabilização da economia e, agora, pode ser o setor que vai garantir com que o Estado Brasileiro possa sair do momento de crise em que vive; acho que o investimento no agronegócio, seja em agricultura, seja em pecuária, é fundamental para a estabilidade econômica nacional”, afirmou. 

José Eliton participou, também, da entrega simbólica do Cartão Rural a seis agropecuaristas do estado: Joaquim Pereira Gonçalves; Giovano Pereira Vieira; Clarismino Junior, presidente da AGCZ; Wagner Miranda; Sebastião Adão Gonçalves Vieira; e Helio Frutuoso de Assis.

José Eliton disse, também, que além de lançar o Cartão Rural que dará mais autonomia e comodidade para os produtores agropecuaristas, o governo de Goiás disponibilizará em todas as unidades do Vapt Vupt os serviços que são prestados pela Agrodefesa. “É a integração das ações da agência em favor do homem do campo”, enfatizou. Ele lembrou que esse serviço passa a integrar o Vapt Vupt graças à parceria com a Segplan. 

Goiás Genética

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico destacou a importância do evento Goiás Genética, afirmando que ele congrega várias universidades e seus estudantes, instituições de pesquisa e produtores rurais em torno do conhecimento, de pesquisas específicas para o melhoramento dos rebanhos. “É um momento em que a academia, com seus alunos, está presente buscando qualificação profissional para que tenhamos um rebanho cada vez melhor, cada vez mais referencial do ponto de vista de melhoria genética”, disse. Para ele, o Goiás Genética é um evento que vem ao encontro da pecuária de excelência que temos em Goiás. 

O evento da AGCZ contou com a presença de vários secretários de Estado, superintendentes e gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário, entre eles o presidente da SGPA, Hugo Goldfeld, e o ex-presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, que foi homenageado pelos organizadores pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás na defesa da saúde animal, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário e a economia goiana.

 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo