Governo Federal propõe parceria para viabilizar projeto de plataforma digital em Goiás


Secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Jefferson D’Avila de Oliveira esteve em Goiânia nesta terça-feira (21/07), em encontro capitaneado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico José Eliton

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, tem discutido com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) a aplicação de recursos em projetos de inclusão digital no estado. A iniciativa resulta de proposta feita pelo governador Marconi Perillo ao ministro Ricardo Berzoini e como fruto destas articulações, o secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Jefferson D’Avila de Oliveira, e o seu chefe de Gabinete, Fernando Luiz de Miranda, estiveram em Goiânia nesta terça-feira (21/07).

Em encontro com o vice-governador e secretário José Eliton e representantes da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia da SED, ambos detalharam critérios para inclusão de projetos específicos em áreas como educação, empreendedorismo e arranjos produtivos locais (APLs), entre outras a serem identificadas. Participaram também da reunião de trabalho os superintendentes Mauro Faiad (Executivo de Ciência e Tecnologia) e Aline Figlioli (Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação).

Inicialmente ficou estabelecida a ação conjunta de troca de experiências e a identificação de pontos estratégicos que subsidiarão o desenvolvimento e formatação de projetos de inclusão digital em Goiás com recursos disponíveis no Ministério das Comunicações para esse fim. Esse tipo de parceria, a exemplo do que o Governo Federal fará junto a outros estados, promoverá, segundo Jefferson D’Avila de Oliveira, a construção e estruturação de uma rede nacional de comunicação digital.

“O objetivo é instituir uma nova política de inclusão a nível nacional, criando telecentros a partir do aproveitamento das estruturas já existentes em todo o País, como os centros comunitários, pontos de atividades culturais e rádios comunitárias. Contamos inclusive com facilitadores que operacionalizam esses núcleos (que passarão a ser bolsistas)”, explicou D’Avila. A proposta do Governo Federal, disse ele, é constituir uma rede digital interligada a nível nacional, buscando, para isso, as parcerias que possibilitem a construção de plataformas de conteúdos educacionais e profissionalizantes, entre outros.

Ainda durante a reunião, os técnicos do Governo de Goiás apresentaram, entre outras iniciativas, o exemplo do projeto Espaço Digital em Ambiente de Oportunidades, que elege quatro propostas possíveis de serem viabilizadas nesta parceria:  Cidadania Digital Já; Redes Digitais da Cidadania; Cidadão Conectado; Metro Gyn e Banda Larga Popular, todos do Programa Goiás Conectado, do Governo de Goiás.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo