Governo de Goiás participa de evento que trata de pautas prioritárias para comércio e serviços

O lançamento da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo de Goiás tem como objetivo a implantação das Políticas Públicas 4.0 com foco no desenvolvimento do comércio varejista 

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Wilder Morais, participou do lançamento da Frente Parlamentar de Comércio Serviços e Empreendedorismo de Goiás (FCS), que aconteceu na noite desta segunda-feira, 27. Representando o Governo de Goiás, o titular da SIC participou de debates que apresentaram pautas prioritárias para comércio e serviços no Estado, temas que impactam no desenvolvimento do setor e, consequentemente, no crescimento econômico de Goiás. Sendo iniciativa da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Goiânia, a FCS foi proposta a partir de uma ação do setor de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do órgão.
 
Entre os assuntos abordados, a FCS tem se dedicado no trabalho relacionado ao projeto de Políticas Públicas 4.0. Esse projeto se trata de um conjunto de ações que buscam complementar o trabalho realizado no Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo ao mesmo tempo em que apresenta melhorias e inovações. Alguns destaques do projeto são: o desenvolvimento de uma plataforma digital para mobilização das lideranças e suporte ao trabalho de relacionamento institucional e governamental; realização de workshops para qualificação de lideranças para ações de Relacionamento Institucional e Governamental com foco no estímulo às articulações locais; realização de encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; apresentações (palestras ou workshops) sobre o papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios, além de estudos e pesquisas para formulação de Políticas Públicas com foco nas MPEs do setor de comércio e serviços.

A solenidade de lançamento da FCS, também teve a participação dos senadores Luiz do Carmo e Vanderlan Cardoso, do deputado federal Glaustin da Fokus, do deputado estadual Chico da KGL e Eduardo Prado (representando o deputado Bruno Peixoto, propositor da criação da Frente Estadual), da secretária de Economia de Goiás Cristiane Schimidt, do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia Celso Camilo, o diretor técnico do Sebrae Goiás Wanderson Portugal, do presidente da FCDL-GO Valdir Ribeiro, além do anfitrião da noite, o presidente da CDL Goiânia Geovar Pereira. 

As características do setor varejista abriram a noite de discursos. Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, foi o primeiro a falar com o público e o foco foi sobre a participação da categoria na economia do Estado. “Em Goiás, representamos 65,1% do PIB e empregamos mais de um milhão de trabalhadores formais. O que queremos é que o emprego volte a crescer e que a economia se desenvolva, pois é o emprego que transforma as famílias e, por consequência, transforma todo o setor produtivo, por conta do consumo”, disse Pereira. “Com a Frente Parlamentar de Comércio Serviços e Empreendedorismo, teremos mais mecanismos para alcançar as metas tão necessárias, pois a Frente é a ponte que transforma os pleitos em decisões e projetos”, complementou.

O presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, pontuou pautas prioritárias para o setor. “Elegemos temas indispensáveis ao setor de comércio e serviços em Goiás e apresentamos à FCS para trabalharmos juntos. Os pontos são sistema tributário, comércio ilegal, desburocratização, relações de trabalho, crédito e financiamento, segurança pública, mobilidade urbana e apoio à inovação. São pautas de interesse não só do setor, mas da sociedade como um todo”, disse.

Depois de ouvir todos os projetos relacionados ao varejo, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços Wilder Morais colocou a pasta à disposição do setor. O titular da SIC apresentou os programas da secretaria que podem contribuir com o projeto de desenvolvimento do ramo varejista. Wilder Morais reafirmou a parceria com os empresários goianos. “A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços tem gerências que contemplam todo o setor produtivo e estamos à disposição do empresário para ajudar. Em Goiás o governo não vai ser problema para o empresariado. No nosso Estado o governo vai trabalhar para levar a solução para os problemas que surgirem na vida empresarial de vocês”, disse o secretário.

Wilder Morais também falou sobre a vocação empresarial e destacou a criação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços como um marco na nova gestão estadual. “Antes o empresário não tinha uma secretaria que pudesse procurar para ser a ponte entre ele e o governo. Agora vocês podem ter certeza que têm uma secretaria inteira trabalhando por vocês”, completou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo