Governo de Goiás negocia para receber Weichai Power no Sul do estado, em Itumbiara

A atração do grupo para o estado, intermediada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), está em curso desde setembro. O plano é a instalação de uma unidade do conglomerado chinês no munícipio de Itumbiara, a primeira da empresa em toda a América do Sul

O Governo de Goiás se encontrou nesta sexta-feira (10/11) com representantes do conglomerado Weichai Power, durante a missão oficial à China liderada pelo governador Ronaldo Caiado e a sua comitiva. Atualmente, estão em curso as últimas negociações para a instalação de uma unidade da gigante chinesa no munícipio de Itumbiara (GO), a primeira planta da corporação em toda a América do Sul.

A empresa, líder no mercado global da indústria de motores, possui diversas subsidiárias em múltiplos ramos industriais, fabricando desde máquinas de construção a equipamentos agrícolas. Com um faturamento anual estimado em US$ 52 bilhões por ano, possui 100 mil funcionários e está instalada na província chinesa de Shandong.

Os trâmites para a atração do grupo para o estado, intermediados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), estão em curso desde setembro, quando o governador e o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho, receberam uma comitiva da Weichai Power no Palácio das Esmeraldas. O encontro contou com a presença do gerente geral da companhia, Liu Hui.

Desde então, uma equipe do governo trabalha na articulação para efetivação do acordo, prestando informações sobre legislação e dados da indústria e comércio no território goiano, com a expectativa de oficializar a aliança comercial durante a atual missão à China. Com a instalação da empresa em Itumbiara, o objetivo é gerar centenas de empregos diretos e indiretos. 

“Nossa meta, como destacado pelo governador Ronaldo Caiado anteriormente, é que Goiás deixe de ser um importador de motores e passe a ser um produtor, fornecedor de todo o mercado brasileiro, um exemplo de desenvolvimento no estado na geração de empregos”, enfatiza o secretário Joel Sant’Anna.

Missão Oficial à China
Em sua segunda semana da agenda oficial, até então a viagem ao território chinês rendeu visitas produtivas às sedes de grandes corporações chinesas. Um dos principais destaques foi a assinatura do acordo comercial para a instalação e início imediato das operações da multinacional CHINT Power no município de Itumbiara (GO), uma das principais empresas no cenário mundial de energia renovável. 

Além disso, durante a quinta-feira (09/11), a comitiva do governador visitou a empresa BYD, atuante no setor de tecnologia e fabricante de automóveis, caminhões e ônibus, com a qual o Governo de Goiás pretende estreitar laços e formar uma parceria para atender as demandas de tecnologia do mercado goiano. 

Também houveram visitas à sede da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia da informação e comunicação do mundo, em que foi assinado um memorando para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor público. Anteriormente, a Huawei já havia sido parte do projeto de implementação do sistema de antenas 5G em Goiás, no munícipio de Rio Verde. 

Comitiva 
Além do próprio governador Ronaldo Caiado, fazem parte da comitiva autoridades do governo, como a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. 

Estão presentes também autoridades políticas, à exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo; a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares; e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo